plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DOENÇA RARA

Homem morre após ter coração transformado em 'pedra'

Para os médicos ainda é um mistério o que causou a calcificação do órgão

Imagem ilustrativa da notícia Homem morre após ter coração transformado em 'pedra' camera Reprodução

Um homem que teve seu coração “transformado em pedra” por uma doença rara foi encontrado morto no último dia 19 em um parque em Goa, na Índia. A causa da morte só foi descoberta depois que ele passou por uma autópsia.

De acordo com o jornal The Mirror, foi durante o exame de necropsia que os médicos tiveram uma surpresa e eles se depararam com o órgão vital calcificado.

“Nunca encontrei um caso médico como este. Depois de remover o coração durante a autópsia, seu coração parecia muito pesado e, ao pesá-lo, pesava muito mais do que um coração normal. A estrutura grosseira do coração não mudou muito e parecia muito normal. Mas dissecar o coração foi muito difícil, pois não iria apenas cortar. Depois de abrir os ventrículos, a superfície endocárdica – a camada mais interna – do ventrículo esquerdo parecia completamente calcificada”, contou o médico Bharat Sreekumar.

Para o especialista, quando o coração endurece está associado a uma condição chamada fibrose endomiocárdica (EMF). Segundo a National Organization for Rare Disorders, a EMF é uma doença progressiva que pode transformar a composição do coração, substituindo o tecido normal por tecido fibroso resistente.

No entanto, o médico explica que não foi o caso do homem em questão: “Esta condição é um fenômeno muito raro e muito poucos casos foram relatados. Nos casos relatados, quase sempre está associada a outra entidade conhecida como endomiocardiofibrose. Nesse caso, após um exame microscópico completo, EMF estava presente, mas não a ponto de chamá-lo de um coração completamente fibroso. Mas o diagnóstico de calcificação endocárdica se encaixa perfeitamente – tornando este um fenômeno único”, explicou o profissional.

O médico completou dizendo que não existe nenhuma prova científica sobre o que ocorreu para o coração ter se petrificado. “A etiologia e fisiopatologia deste fenômeno ainda permanecem um mistério”, pontuou Kerala.

Goa Medical College divulgou uma imagem que mostra a calcificação do coração do homem sob o microscópio.

VEJA!

Os médicos compartilharam as imagens do coração calcificado
📷 Os médicos compartilharam as imagens do coração calcificado |Pen News/Bharat
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias