plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAIOR TRAFICANTE DO MUNDO

Mulher de 'El Chapo' é presa acusada de manter cartel de drogas do marido ativo

Emma Coronel Aispuro, 31, enfrenta uma acusação de conspiração para distribuir diversos tipos de droga.

Imagem ilustrativa da notícia Mulher de 'El Chapo' é presa acusada de manter cartel de drogas do marido ativo camera Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico | Reprodução

A esposa do chefe do cartel de drogas mexicano Joaquin "El Chapo" Guzmán foi presa nesta segunda-feira (22) nos Estados Unidos, acusada de ajudar seu marido a continuar dirigindo seu cartel de tráfico de drogas enquanto ele permanece preso.

Emma Coronel Aispuro, 31, que participou do julgamento de Guzmán há dois anos, quando ele foi condenado por tráfico de toneladas de drogas para os Estados Unidos, foi presa no Aeroporto Internacional Dulles, no norte da Virgínia.

Ela foi acusada pelo Departamento de Justiça dos EUA de conspirar para distribuir heroína, cocaína, maconha e metanfetaminas para importação ilegal para os Estados Unidos. Coronel Aispuro deve comparecer a um tribunal federal em Washington nesta terça-feira (23).

Uma declaração juramentada anexada às acusações também detalha o suposto envolvimento de Coronel na fuga de seu marido de uma prisão mexicana em 2015 e uma segunda tentativa de fuga da prisão em 2016 antes do traficante de 63 anos ser extraditado para os Estados Unidos.

Uma autoridade mexicana familiarizada com a situação, que pediu para não ser identificada, disse que a prisão de Coronel parecia ser apenas uma iniciativa de autoridades americanas e que ela não seria procurada no México.

"[É] um sinal do que provavelmente está à frente", disse o ex-embaixador mexicano nos Estados Unidos Arturo Sarukhan, descrevendo o caso como um exemplo de agências americanas agindo com pouca coordenação com as contrapartes mexicanas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias