plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CIRÚRGICA E DE PANO

Duas máscaras juntas reduzem risco de contágio da Covid-19 em 95%

Estudo do CDC, órgão de saúde dos EUA, avaliou diferentes combinações para aumentar segurança no uso do item de proteção

Imagem ilustrativa da notícia Duas máscaras juntas reduzem risco de contágio da Covid-19 em 95% camera Fazer a combinação dos utensílios pode salvar vidas | Reprodução/Freepik

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos por meio de uma pesquisa, descobriu que usar duas máscaras ao mesmo tempo, uma cirúrgica e outra de pano, bem ajustadas ao rosto, pode diminuir a transmissão do coronavírus em até 95%. A pesquisa está sendo produzida desde janeiro de 2021 e o órgão realiza experimentos para indicar a melhor combinação de máscaras.

O objetivo do estudo foi para avaliar como pequenas modificações no uso do item contribuem para aumentar a proteção dos indivíduos — e, consequentemente, ajudam a frear a disseminação do Sars-CoV-2.

EUA recomenda uso de duas máscaras para evitar variantes do coronavírus

OMS recomenda vacina da AstraZeneca para locais onde variantes foram registradas

Durante o experimento, os pesquisadores amarraram um nó nas alças da máscara cirúrgica, para mantê-la o mais próxima possível ao rosto do indivíduo. Depois, ajustaram as bordas da máscara, para vedar qualquer espaço entre a cabeça e o equipamento. Por fim, a máscara de pano foi colocada, posicionada de forma que ficasse fixa junto ao rosto.

O ajuste no uso das máscaras reduziu a exposição aos aerossóis em 95%, quando a fonte (emissor de partículas) e o receptor foram equipados com a dupla proteção. A mesma simulação feita somente com fonte e receptor usando máscaras de procedimento cirúrgico sem o nó nas alças bloqueou 42% das partículas de uma tosse simulada. Quando apenas as máscaras de pano foram usadas, o bloqueio foi de 44,3%.

A combinação da máscara de tecido cobrindo a máscara do procedimento médico (máscara dupla) bloqueou 92,5% das partículas. Com os ajustes indicados, o percentual alcançou os 95,9%.

O uso de máscaras com filtro ou a sobreposição de um tecido de nylon sobre a máscara de pano ou cirúrgica foram outras opções apontadas pelo CDC como formas de aumentar a proteção contra o coronavírus.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias