Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Mundo-Notícias

CIRÚRGICA E DE PANO

Duas máscaras juntas reduzem risco de contágio da Covid-19 em 95%

Estudo do CDC, órgão de saúde dos EUA, avaliou diferentes combinações para aumentar segurança no uso do item de proteção

quinta-feira, 11/02/2021, 15:12 - Atualizado em 11/02/2021, 15:12 - Autor: Com informações de Metrópoles


Fazer a combinação dos utensílios pode salvar vidas
Fazer a combinação dos utensílios pode salvar vidas | Reprodução/Freepik

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos por meio de uma pesquisa, descobriu que usar duas máscaras ao mesmo tempo, uma cirúrgica e outra de pano, bem ajustadas ao rosto, pode diminuir a transmissão do coronavírus em até 95%. A pesquisa está sendo produzida desde janeiro de 2021 e o órgão realiza experimentos para indicar a melhor combinação de máscaras.

O objetivo do estudo foi para avaliar como pequenas modificações no uso do item contribuem para aumentar a proteção dos indivíduos — e, consequentemente, ajudam a frear a disseminação do Sars-CoV-2.

EUA recomenda uso de duas máscaras para evitar variantes do coronavírus

OMS recomenda vacina da AstraZeneca para locais onde variantes foram registradas

Durante o experimento, os pesquisadores amarraram um nó nas alças da máscara cirúrgica, para mantê-la o mais próxima possível ao rosto do indivíduo. Depois, ajustaram as bordas da máscara, para vedar qualquer espaço entre a cabeça e o equipamento. Por fim, a máscara de pano foi colocada, posicionada de forma que ficasse fixa junto ao rosto.

O ajuste no uso das máscaras reduziu a exposição aos aerossóis em 95%, quando a fonte (emissor de partículas) e o receptor foram equipados com a dupla proteção. A mesma simulação feita somente com fonte e receptor usando máscaras de procedimento cirúrgico sem o nó nas alças bloqueou 42% das partículas de uma tosse simulada. Quando apenas as máscaras de pano foram usadas, o bloqueio foi de 44,3%.

A combinação da máscara de tecido cobrindo a máscara do procedimento médico (máscara dupla) bloqueou 92,5% das partículas. Com os ajustes indicados, o percentual alcançou os 95,9%.

O uso de máscaras com filtro ou a sobreposição de um tecido de nylon sobre a máscara de pano ou cirúrgica foram outras opções apontadas pelo CDC como formas de aumentar a proteção contra o coronavírus.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS