plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SPUTNIK-5

Com vacina gratuita e sem restrição, Moscou atrai estrangeiros por imunização

Desde 18 de janeiro Moscou passou a disponibilizar a vacina de forma gratuita para todos que procurarem os postos, cidadãos ou estrangeiros.

Imagem ilustrativa da notícia Com vacina gratuita e sem restrição, Moscou atrai estrangeiros por imunização camera Frasco da Sputnik V, a vacina russa contra a Covid-19 | Foto: Sputnik V/Divulgação

O ritmo lento da vacinação contra a Covid-19 nos países da União Europeia (UE) está fazendo com que moradores do bloco comecem a avaliar a possibilidade de viajar até a vizinha Rússia para receber o imunizante. Diferentemente da Europa, na Rússia a vacinação contra o coronavírus não está mais restrita apenas ao grupo prioritário, e qualquer pessoa pode receber uma dose – incluindo estrangeiros. O interessado precisa apenas apresentar um documento de identificação, como o passaporte.

Apesar dessa abertura para pessoas de fora, essa espécie de turismo da vacina até o momento tem atraído principalmente russos que moram no resto da Europa, que têm retornado a seu país natal para receber o imunizante.Atualmente, as fronteiras russas estão fechadas, com exceção de pessoas vindas de uma pequena lista de países que inclui Cuba, Egito, Belarus, Finlândia, Índia e Japão. Os viajantes, entretanto, precisam ser cidadãos ou residentes destes países e devem apresentar um teste negativo de Covid.

Na Rússia, onde a vacinação em massa começou em dezembro de 2020, a lista de categorias com prioridade era pequena e incluía profissionais de saúde e professores. Assim, desde 18 de janeiro Moscou passou a disponibilizar a vacina de forma gratuita para todos que procurarem os postos, cidadãos ou estrangeiros.

Apesar da facilidade para receber a vacina em Moscou, não está clara a velocidade em que avança a campanha de imunização na Rússia. As últimas informações disponíveis dão conta que o país tinha vacinado 0,7 de cada 100 pessoas, de acordo com o site Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford.

Os dados russos, porém, não são atualizados desde janeiro, então é impossível saber o estágio atual. Para comparação, a União Europeia tinha até esta segunda (8) imunizado 3,85 de cada 100 habitantes, enquanto no Brasil essa taxa era de 1,7 por 100.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias