plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RESPOSTA IMUNE

Idoso é curado de câncer após contrair Covid-19

A hipótese dos médicos é que a infecção pelo novo coronavírus desencadeou uma resposta imune antitumoral

Imagem ilustrativa da notícia Idoso é curado de câncer após contrair Covid-19 camera Comparação da tomografia do início (esquerda) e depois de meses infectados com Sars-Cov-2 (direita) | British Journal of Hematology

Um homem, de 61 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin (um tipo de câncer que se origina no sistema linfático) teria sido curado após ser infectado pelo novo coronavírus. O caso foi relatado no periódico British Journal of Hematology.

De acordo com o jornal, o paciente foi encaminhado ao departamento de hematologia com “linfadenopatia progressiva e emagrecimento”. Ele estava recebendo hemodiálise para insuficiência renal em estágio terminal, uma vez que já vinha sem terapia imunossupressora há três anos, após um transplante renal que falhou.

Uma biópsia detectou o linfoma de Hodgkin clássico, positivo para vírus de Epstein-Barr (EBV). “Logo após o diagnóstico, ele foi internado com falta de ar e diagnosticado com pneumonia Sars-Cov-2”, causadora da Covid-19, conta a publicação. Por 11 dias, o idoso recebeu tratamento na enfermaria do hospital, e em poucos dias foi liberado para convalescer em casa. “Nenhum corticosteróide ou imunoquimioterapia foi administrado”, reforça o relato.

VEJA TAMBÉM!

Quatro meses depois, o inchaço dos nódulos havia diminuído. Um exame revelou uma diminuição generalizada do linfoma, bem como redução do EBV. A hipótese dos médicos é que a infecção pelo novo coronavírus desencadeou uma resposta imune antitumoral, um efeito já descrito em outras infecções no contexto do linfoma não-Hodgkin de alto grau.

Comparação da tomografia do início (esquerda) e depois de meses infectados com Sars-Cov-2 (direita)
📷 Comparação da tomografia do início (esquerda) e depois de meses infectados com Sars-Cov-2 (direita) |British Journal of Hematology

Em um artigo para o site The Conversation, o professor de microbiologia da Universidade de Navarra (Espanha), Ignacio López-Goñi, explica que citocinas inflamatórias produzidas em resposta à infecção poderiam ter ativado células T específicas com antígenos tumorais e células naturalmente assassinas contra o tumor. “O Sars-Cov-2 curou seu linfoma”, afirma o pesquisador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias