plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LUTA PELA VIDA

Paciente recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A operação envolveu quatro equipes cirúrgicas para minimizar o tempo de transição entre o doador e o receptor

Imagem ilustrativa da notícia Paciente recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro camera Felix Gretarsson era eletricista e perdeu os dois braços em um acidente elétrico, em 1998 | Reprodução

A ciência está cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, identificado como Felix Gretarsson, de 48 anos, passa bem.

De acordo com a imprensa local, a operação foi muito delicada e envolveu quatro equipes cirúrgicas para minimizar o tempo de transição entre o doador e o receptor. O procedimento foi feito em Lyon, na França.

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (22), os médicos informaram em entrevista que a cirurgia foi realizada no início deste mês e, por enquanto, ainda não é possível prever quanto da mobilidade do paciente será recuperada.

“Dar um pouco para alguém que estava perdendo tanto já é muito”, afirmou o cirurgião-chefe da operação, Aram Gazarian.

VEJA TAMBÉM!

“Com este nível de amputação, não podemos prometer nada”, afirmou o cirurgião que lançou o protocolo médico para a operação em 2010, Lionel Badet.

Os especialistas afirmaram que a perspectiva de o braço direito se tornar funcional é melhor do que a do esquerdo, que também exigiu uma reconstrução completa do ombro. Eles garantiram que nenhuma complicação séria foi detectada, nove dias após a operação.

“Gretarsson tem anos de reeducação pela frente, mas vamos apoiá-lo por toda a vida”, disse Lionel Badet.

O ACIDENTE

Felix Gretarsson era eletricista e perdeu os dois braços em um acidente elétrico, em 1998. Ele trabalhava em um fio de alta tensão quando uma onda de 11 mil volts queimou suas mãos e o jogou no chão.

Felix sofreu múltiplas fraturas e ferimentos internos, ficou em coma por três meses, e, neste período, sofreu a amputação de ambos os braços.

“Eu perdi tudo após o rescaldo, minha noiva foi embora com nossas duas filhas, perdi minha capacidade de cuidar de mim mesmo e perdi minha identidade […] Mergulhei nas drogas e na depressão. Nos quatro anos seguintes, minha vida só piorou”, contou Felix nas redes sociais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias