plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA

Ameaça de epidemia: mosquito perigoso é detectado pela primeira vez na América

O mosquito pode carregar praticamente todas as doenças transmitidas por esses tipos de insetos, com exceção da malária

Imagem ilustrativa da notícia Ameaça de epidemia: mosquito perigoso é detectado pela primeira vez na América camera Reprodução

Um alerta sobre uma ameaça epidêmica foi dado após uma espécie de mosquito ser encontrada pela primeira vez na América. O Aedes Vittatus é nativo do subcontinente indiano, mas foi encontrado em Guantánamo, em Cuba. Isso mostra como os deslocamentos causados pela globalização e as mudanças climáticas podem favorecer futuras epidemias.

As informações são do UOL.

Este tipo de Aedes é uma das 3,5 mil espécies de mosquitos encontradas ao redor do mundo. Assim como o Aedes aegypti – transmissor da dengue e zika, ele é capaz de carregar parasitas patógenos perigosos à saúde humana.

O perigo maior do vitattus é que ele consegue carregar quase todas as doenças perigosas transmitidas por mosquitos, com exceção da malária.

"Estar em contato próximo com esses mosquitos não é uma boa notícia", diz Yvonne-Marie Linton, pesquisadora-diretora da Walter Reed Biosystematics Unit e curadora de quase 2 milhões de espécimes na coleção de mosquitos do Instituto Smithsonian, nos EUA.

De acordo com a equipe que identificou o inseto, ele é “comprovadamente um vetor de vírus de chikungunya, zika, dengue, febre amarela e muitas outras doenças”.

Acredita-se que a espécie chegou ao continente na forma de ovos em algum contêiner de navio ou aeronave.

Infelizmente, as ações do homem que atingem o clima do planeta contribuem para o perigo de uma epidemia causada pelo mosquito. As mudanças climáticas encurtaram o inverno da América do Norte e os mosquitos podem se procriar muito mais vezes em uma única temporada – espalhando mais vírus, consequentemente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias