Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Mundo-Notícias

ANIMAIS ABATIDOS

Europa registra surtos de gripe aviária (H5N8) e países tomam providências

Dinamarca, Alemanha, França, Holanda e Reino Unido são uns dos países que dectaram a doença em aves de granja

terça-feira, 17/11/2020, 14:31 - Atualizado em 17/11/2020, 14:39 - Autor: Redação


Cerca de 70 mil aves serão abatidas na Alemanha e 25 mil foram sacrificados na Dinamarca
Cerca de 70 mil aves serão abatidas na Alemanha e 25 mil foram sacrificados na Dinamarca | Reprodução

O governo dinamarquês anunciou, na segunda-feira, 16, a descoberta do primeiro surto de gripe aviária no oeste da Dinamarca. A informação foi dada pelas autoridades veterinárias do país e foi interrompida a exportação de ovos e frangos para fora da União Européia.

 “Vinte e cinco mil aves de uma granja em Renders foram sacrificadas porque estavam infectadas com a severa gripe aviária H5N8”, informou a Foedevarestyrelse (agência veterinária estadual), em nota, segundo informações da Istoé Dinheiro.

ALEMANHA

Na Alemanha, foi detectado a presença da gripe aviária em mais uma fazenda perto de Rostock, no estado de Mecklenburg-Vorpommern, disse Landkreis Rostock, porta-voz do governo local. Agora, o país se programa para abater 70 mil aves, disseram as autoridades nesta terça-feira, 17.

Segundo informações do portal Terra, cerca de 4.500 frangos na granja teriam que ser sacrificados. Porém, a criação se espalha por uma área extensa e a infecção pode ter atingido até 70 mil aves, disse o porta-voz.

"Para combater o surto da doença e prevenir sua propagação, é necessário, do ponto de vista médico veterinário, abater até 70.000 aves em vários locais", disse Landkreis. "Os preparativos começaram".

O estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, também relato na terça-feira outro surto da H5N8 em uma fazenda perto de Kreis Nordfriesland, norte da Alemanha. Cerca de mil patos, gansos e galinhas foram abatidos.

EUROPA

A França e Holanda também relataram casos da H5N8. O Reino Unido ordenou o abate de 13 mil aves em uma fazenda no noroeste da Inglaterra, após detectar surto da gripe aviária.

MUNDO

Anteriormente, os surtos também apareceram na Rússia e no Cazaquistão durante o verão e recentemente se espalhou pela Europa Ocidental.

A doença não é perigosa para humanos, sendo considerado baixo o risco de infectar uma pessoa. Porém, surtos entre aves de criação exigem extensos programas de abate para conter a contaminação.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS