plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ALGORITMO

Tecnologia pode detectar infectados pela covid-19 apenas pelo som da tosse

Segundo um dos pesquisadores, o algoritmo poderá ajudar no retorno às atividades normais auxiliando na rápida identificação de infectados

Imagem ilustrativa da notícia Tecnologia pode detectar infectados pela covid-19 apenas pelo som da tosse camera Reprodução

O laboratório do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial que afirma ter uma taxa de sucesso de 98,5% na identificação de pessoas infectadas com o novo coronavírus. As informações são do jornal britânico Metro.

Os pesquisadores disseram que as pessoas com covid-19 produzem tosses com sons diferentes, que podem ser captados pela tecnologia, mas não pelos ouvidos humanos.

O co-autor do artigo e cientista Brian Subirana disse: "A maneira como você produz som muda quando você tem Covid, mesmo se você for assintomático. Casos de uso prático podem ser para triagem diária de alunos, trabalhadores e público, conforme escolas, empregos e transporte reabrem, ou para testes de piscina para alertar rapidamente sobre surtos em grupos".

O laboratório do MIT coletou cerca de 70.000 amostras de áudio de diferentes tosses com 2.500 tosses de pacientes confirmados com coronavírus.

A tecnologia vai ajudar a aprender a detectar tosses de Covid-19 da mesma forma de "uma máquina com muitos raios-X é capaz de detectar o câncer", disse o especialista em inteligência artificial Calum Chace.

O MIT não é o primeiro a realizar essa pesquisa. A Cambridge University, a Carnegie Mellon University e a Novaic, empresa de saúde no Reino Unido, estão trabalhando em iniciativas semelhantes.

O projeto de som de Cambridge relatou uma taxa de sucesso de 80% em julho e agora diz que teve cerca de 30.000 amostras de tosse e respiração. "É um exemplo de IA sendo útil. - E, pela primeira vez, não vejo muita desvantagem nisso", disse Chase.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias