plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Casos da doença que 'corrói o cérebro' aumentam no Japão

A doença é causada por uma proteína e não há tratamento para a condição, que pode ser letal

Imagem ilustrativa da notícia Casos da doença que 'corrói o cérebro' aumentam no Japão camera Creutzfeldt-Jakob não possui cura e nem tratamento, pode ser letal | Reprodução

Uma doença considerada rara que corrói o cérebro de seres humanos tem avançado no Japão. Cientistas reportaram em um estudo publicado no científico Scientific Reports um aumento considerável de casos da doença de Creutzfeldt-Jakob, uma condição cerebral degenerativa que leva da demência a morte.

De acordo com o estudado, de 2005 a 2014, a taxa anual de crescimento da enfermidade foi de cerca de 6,4%. Diferentemente da covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a doença cerebral em ascensão no Japão é causada por um príon, que é uma proteína infecciosa capaz de corromper e afetar proteínas comuns, causando modificações que prejudicam a saúde do ser humano.

A palavra “príon” é uma abreviação para partículas infecciosas proteicas com ausência de ácidos nucléicos, ou seja, diferentemente dos vírus, essa proteína aberrante não possui DNA ou RNA.

Segundo os pesquisadores, a doença de Creutzfeldt-Jakob não possui cura e nem tratamento, pode ser letal e causa sintomas como problemas de memória, mudanças comportamentais, depressão, problemas visuais e falta de coordenação motora. Outro desafio no combate à doença é que o príon não pode ser inativado por procedimentos conhecidos de esterilização.

“Apesar de ser uma doença rara, o fenômeno do envelhecimento da população pode desencadear um aumento na sua incidência e, portanto, no ônus socioeconômico e de saúde da doença de Creutzfeldt-Jakob. Nosso objetivo foi analisar essas tendências, em um esforço para espalhar a consciência e estimular novas estratégias de tratamento “, disse Yoshito Nishimura, autor do estudo, em comunicado. “A doença de Creutzfeldt-Jakob, embora rara, será mais prevalente nos próximos 5 a 10 anos.”

Veja também!

Ainda segundo os estudiosos, casos da doença cerebral já foram reportados entre grupos que praticam canibalismo. Nas décadas de 1980 e 1990, uma variante da doença causou 175 infecções no Reino Unido, depois que as vítimas comeram carne bovina infectada. A condição ficou conhecida como “doença da vaca louca” e pesquisadores acreditam que sua disseminação tenha ocorrido após o gado ter sido alimentado com carne e ossos com tecido cerebral infectada.

Para os especialistas, com o tempo da ciência desalinhado da expectativa do grande público e uma tendência de envelhecimento populacional de nível global, se a pesquisa sobre a doença não avançar, ela pode se tornar um caso de saúde pública em um futuro não muito distante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias