plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESCOBERTA

Alta umidade cria 'máscara facial' invisível contra a Covid-19, diz estudo

Supercomputador japonês também revelou que pessoas em um restaurante correm mais riscos de serem contaminados por alguém do lado do que na mesma mesa

Imagem ilustrativa da notícia Alta umidade cria 'máscara facial' invisível contra a Covid-19, diz estudo camera Reprodução

A umidade é uma grande aliada no combate à disseminação do novo coronavírus, segundo mostrou um supercomputador japonês. Isto significa que ela pode ter um efeito grande na dispersão de partículas com vírus, diminuindo o risco acentuado de contágio em ambientes fechados e secos durante o período de inverno. As informações são do portal Terra.

O estudo leva a crer que usar umidificadores em ambientes onde a ventilação por janelas não é possível pode ajudar a limitar as infecções. A descoberta foi divulgada na terça-feira (13) pela gigante de pesquisas Riken e pela Universidade de Kobe.

Os cientistas usaram o supercomputador Fugaku para simular a emissão e o fluxo de partículas semelhantes às de vírus de pessoas infectadas em ambientes fechados.

Quando a umidade do ar foi inferior a 30%, mais que os dobros da quantidade de partículas foram transmitidos pelo ar em comparação a níveis de 60% ou mais, mostraram os experimentos.

É como se a umidade criasse escudos faciais invisíveis que são tão eficientes quanto as máscaras para evitar a disseminação de aerossóis contaminados. Outra descoberta também revela que frequentadores de restaurantes correm mais riscos de serem contaminados por pessoas que estão ao lado do que as que estão na mesma mesa. O número de cantores em corais também deveria ser limitado e incluir distanciamento físico.

Para os profissionais da saúde, aumenta a cada dia o consenso de que o vírus da Covid-19 pode se espalhar pelo ar. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que revisou sua diretriz neste mês, revelou que o patógeno pode ficar no ar por horas.

Veja mais:

+ Alerta! Planeta passa por uma sindemia e pode ter "Covid-20"; entenda

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias