plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Produção de vacinas contra a covid-19 pode matar meio milhão de tubarões

Óleo natural feito no fígado desses animais é usado como adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas

Imagem ilustrativa da notícia Produção de vacinas contra a covid-19 pode matar meio milhão de tubarões camera Reprodução

Cerca de meio milhão de tubarões podem ser abatidos em meio aos esforços para produzir uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, segundo os especialistas em vida selvagem. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

De acordo com o jornal, os tubarões são caçados para a fabricação do esqualeno, um óleo natural feito no fígado dos animais. O ingrediente é usado como um adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, criando uma resposta imunológica mais forte. Entre elas, está a imunização contra a covid-19.

Se uma dessas vacinas for usada em todo o mundo, o grupo conservacionista Shark Allies acredita que cerca de 250 mil tubarões precisarão ser abatidos para fornecer uma dose para cada pessoa.

Como muitas vacinas que está sendo desenvolvidas contra a covid-19 exigem duas doses, isso significa que cerca de 500 mil tubarões precisariam ser abatidos para a produção desses imunizantes, de acordo com cálculos do grupo conservacionista sediado na Califórnia.

"Colher algo de um animal selvagem nunca será sustentável, especialmente se for um predador de topo que não se reproduz em grandes números. Não estamos tentando desacelerar ou dificultar a produção de uma vacina. Nós simplesmente pedimos que o teste de esqualeno não derivado de animal seja conduzido junto com o esqualeno de tubarão para que ele possa ser substituído o mais rápido possível", afirmou disse Stefanie Brendl, fundadora e diretora executiva da Shark Allies em postagem feita em uma rede social.

“Em bilhões de doses necessárias por ano, nas próximas décadas, é fundamental que não dependamos de recursos de animais selvagens. Pode ser prejudicial para as espécies de tubarões que são caçadas por seu óleo e não é uma cadeia de abastecimento confiável", acrescentou.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem 40 vacinas candidatas para covid-19 em avaliação clínica e 142 vacinas em avaliação pré-clínica. A Shark Allies afirma que 17 delas usam adjuvantes, e cinco desses adjuvantes são baseados em esqualeno de tubarão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias