plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRAGÉDIA

Acidente aéreo deixa pelo menos 26 mortos na Ucrânia

Avião de transporte militar caiu durante voo de treinamento.

Imagem ilustrativa da notícia Acidente aéreo deixa pelo menos 26 mortos na Ucrânia camera Vinte e seis pessoas morreram, a maioria estudantes de escolas militares. | Reprodução/Wikimedia commons

Vinte e seis pessoas, a maioria estudantes de escolas militares, morreram na queda de um avião de transporte militar nessa sexta-feira (25), durante um voo de treino na Ucrânia oriental.

"A Ucrânia perdeu 26 dos seus filhos", escreveu o presidente Volodymyr Zelensky, em sua página no Facebook, declarando o dia de hoje como de luto nacional.

Eleições 2020: termina hoje prazo para pedir registro de candidatura

O avião transportava um total de 27 pessoas: sete membros da tripulação e 20 estudantes da Universidade Nacional de Aviação de Kharkiv (leste).

O primeiro balanço foi de 20 mortos, número que subiu, ainda na sexta-feira, para 22 mortos e dois desaparecidos. Dois estudantes sobreviveram à tragédia, mas um deles, em estado "extremamente grave", morreu hoje de manhã, segundo o ministro da Saúde.

O segundo ferido sofreu uma concussão, mas não corre perigo de vida, segundo informou a clínica militar onde está internado.

O avião, um Antonov-26, caiu ontem à noite durante um voo de treino, a dois quilômetros do aeroporto militar de Chuguiv, perto de Kharkiv.

Concurso da PRF deve ofertar 2 mil vagas até o início de 2021

De acordo com informações preliminares, o comandante da tripulação que pilotava o avião relatou falha em um dos motores sete minutos antes do acidente e solicitou um pouso de emergência, disseram os Serviços de Segurança Ucranianos (SBU).

Os estudantes não estavam pilotando o voo, acrescentou a SBU.

O ministro da Defesa, Andriy Taran, disse que "o avião, com toda probabilidade, atingiu o solo com a asa".

A aeronave tinha sido construída em 1977, mas ainda podia voar mais três anos antes de ser renovada, informou o ministro.

A cidade de Chuguiv tem população de 30 mil habitantes e fica a cerca de 30 quilômetros a sudeste de Kharkiv e a cerca de 100 km a oeste da linha que separa os territórios sob o controle do governo dos que estão nas mãos de separatistas pró-russos.

O Antonov An-26 é um avião de transporte ligeiro concebido na Ucrânia durante a era soviética. Tem 24 metros de comprimento e pode voar a uma velocidade de cruzeiro de 440 km/h.

Nos últimos anos, vários aviões militares caíram na Ucrânia durante voos de treino.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias