plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REFERENDO HISTÓRICO

Italianos aprovam redução do número de parlamentares

Italianos reduziram 1/3 do parlamento. Economia de 80 milhões de euros por ano.

Imagem ilustrativa da notícia Italianos aprovam redução do número de parlamentares camera Italianos reduziram 1/3 do parlamento. Economia de 80 milhões de euros por ano. | Reprodução

Os italianos aprovaram nessa 2ª feira (21) uma reforma histórica que diminui o número de parlamentares no país. Em referendo, 69,5% dos eleitores votaram a favor da diminuição e apenas 30,4% foram contra a diminuição de deputados. Com o resultado, o Parlamento italiano reduzirá em 1/3 sua composição: passará de 945 membros para 600.

A medida já tinha sido aprovada pelos parlamentares no início do ano, mas precisava ser submetida a 1 referendo pelo fato de alterar a Constituição. A nova composição vale para as próximas eleições, previstas para 2023. A Itália é atualmente o 2º maior parlamento da Europa, ficando atrás do Reino Unido, que tem cerca de 1400 membros.

O referendo foi promovido pelo partido de centro-esquerda M5E (Movimento 5 Estrelas), do primeiro-ministro Giuseppe Conte. A legenda argumentou que a mudança reduziria custos. Segundo o jornal Corriere della Sera, a reforma deve economizar mais de € 80 milhões por ano.

É a 1ª votação na Itália desde o começo da pandemia da covid-19. Por medidas de segurança, os eleitores tiveram 2 dias para votar: domingo (20. set) e 2ª feira (21.set). A participação foi de 53,84%.

Seis regiões da Itália também tiveram eleições. A Liga, partido liderado por Matteo Salvini, sofreu derrota na Toscana, principal alvo da legenda. A região, liderada pela esquerda há 50 anos, ficará sob o comando de Eugenio Giani, do Pd, partido de centro-esquerda e parte da coalizão governista.

A direita também saiu derrotada de Apúlia e Campanha. Ganhou em 3 regiões: Vêneto, Ligúria, Marche.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias