plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PRECIOSIDADE

Jovem encontra moedas de ouro com mais de 1.100 anos

Já pensou estar trabalhando em um terreno e de repente se ver diante de uma preciosidade e ainda de ouro? Isso é para pouco como o jovem Oz Cohen que exercia atividade como voluntário em uma escavação arqueológica em Israel quando encontrou 425 moedas de

Imagem ilustrativa da notícia Jovem encontra moedas de ouro com mais de 1.100 anos camera As moedas são do início da era de domínio islâmico, quando a região ainda era parte do Califado Abássida. | Israel Antiquities Authority/Divulgação

Já pensou estar trabalhando em um terreno e de repente se ver diante de uma preciosidade e ainda de ouro? Isso é para pouco como o jovem Oz Cohen que exercia atividade como voluntário em uma escavação arqueológica em Israel quando encontrou 425 moedas de ouro de 1.100 anos atrás.

O fato fez com que o rapaz ficasse fascinado com aquilo que viu, afinal era mais que simples objetos, mas uma relíquia que pode fazer história.

"Foi incrível. Cavei no chão e quando cavei o solo, vi o que pareciam ser folhas muito finas. Quando olhei de novo, vi que eram moedas de ouro", contou Cohen.

Datena chama Bolsonaro de "bundão" ao vivo. Assista!

As moedas são do início da era de domínio islâmico, quando a região ainda era parte do Califado Abássida. Juntas pesam cerca de 845 g e valiam o suficiente para comprar uma casa de luxo nas principais cidades do califado na época em que foram enterradas.

Divulgação

Pai pede ex-namorado da filha em casamento durante passeio de barco

RARIDADE

Em nota, os diretores da escavação, Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad, da Autoridade de Antiguidades de Israel, disseram que "a pessoa que enterrou este tesouro há 1.100 anos deve ter esperado recuperá-lo, e até mesmo prendeu o pote com um prego para que não se movesse. Encontrar moedas de ouro, certamente em quantidade tão considerável, é extremamente raro. Quase nunca as encontramos em escavações arqueológicas, visto que o ouro sempre foi extremamente valioso, derretido e reutilizado de geração em geração".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias