plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Exame de sangue detecta sinais de câncer até 4 anos antes do diagnóstico

Um estudo, publicado na terça-feira (21) na Nature Communications, indica que um exame simples de sangue é capaz de detectar cinco tipos de câncer até quatro anos antes de que qualquer sintoma apareça e dos diagnósticos convencionais. O teste pode ser rea

Imagem ilustrativa da notícia Exame de sangue detecta sinais de câncer até 4 anos antes do diagnóstico camera Reprodução: Freepik

Um estudo, publicado na terça-feira (21) na Nature Communications, indica que um exame simples de sangue é capaz de detectar cinco tipos de câncer até quatro anos antes de que qualquer sintoma apareça e dos diagnósticos convencionais.

O teste pode ser realizado por meio de métodos convencionais, como mamografias e colonoscopias. A pesquisa da equipe de pesquisadores da China e dos Estados Unidos ainda é preliminar, mas promissora.

O tipo de biópsia líquida – que tem se tornado foco de equipes de pesquisa em todo o planeta – foi batizado de PanSeer, e analisa amostras de pequenos fragmentos de DNA que são liberados por tumores de esôfago, estômago, pulmão, fígado e cólon.

A técnica utilizada no estudo é chamada de epigenética, que é um campo da biologia molecular que estuda alterações químicas que estão no DNA e modificam a função dos genes.

Durante todo o processo, foram coletados os plasmas de mais de 100 mil voluntários entre 2007 e 2014. A saúde deles, desde então, é acompanhada e será assim por toda a vida deles. A partir de então, os pesquisadores se dedicam a grande banco de dados conhecido como Estudo Longitudinal de Taizhou, uma cidade chinesa.

Os cientistas se concentraram nos plasmas de 605 pessoas no total, das quais 191 desenvolveram câncer quatro anos após a primeira coleta de sangue. O PanSeer foi capaz de detectar sinais de câncer no plasma de pacientes que, teoricamente, estavam saudáveis. Eles foram diagnosticados com tumores quatro anos depois. A confiabilidade do teste é de 90%.

De acordo com os estudos, os cientistas destacaram que miram cinco tipos de tumores: esôfago, estômago, pulmão, fígado e cólon, que respondem por mais de dois milhões de mortes todos os anos somente na China e nos EUA. “A detecção precoce poderia reduzir bastante essas mortes”, destacaram os autores.

Biópsia líquida

Este tipo de exame já existe para alguns tipos específicos de câncer, mas o método tem sido usado hoje depois do diagnóstico da doença, para, por exemplo, personalizar o tratamento do paciente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias