Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Mundo-Notícias

ALERTA

Síndrome do 'Olho Seco' já afeta 15% da população

quarta-feira, 15/07/2020, 18:13 - Atualizado em 15/07/2020, 19:24 - Autor: Com informações Folha Vitória


 A doença estáligada ao crescimento no uso de celulares e dispositivos digitais
A doença estáligada ao crescimento no uso de celulares e dispositivos digitais | Reprodução

A partir deste ano, julho passa a ser reconhecido internacionalmente como o mês de combate e prevenção à "Síndrome do Olho Seco". A campanha já vinha sido discutida por autoridades da saúde e se tornou ainda mais necessária durante a pandemia da covid-19, quando o isolamento da população resultaram no aumento da incidência da doença.

Fiocruz faz parceria com GSK para produzir medicamentos contra HIV  

De acordo com os especialistas, essa síndrome é caracterizada por uma deficiência na produção ou na qualidade das lágrimas provocando, principalmente, o ressecamento do olho. Entre os sintomas estão ressecamento, vermelhidão, ardor e coceira. Os estágios da doença vão de leve a moderado e grave. Os casos de moderado para grave trazem muito desconforto (dor, baixa da acuidade visual, dificuldades no uso de lentes de contato e em atividades de rotina como ler, ver tv, usar o computador). Além disso, o olho sem lágrima é um olho que enxerga mal.

Bactérias do intestino podem imunizar organismo contra a Chikungunya

Segundo os médicos, a doença já era considerada um problema global, afetando cerca de 15% da população mundial. Apesar dos dados alarmantes, as autoridades de saúde têm percebido que o isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, e isso fez com que a população ficasse tempo demasiado à frente das telas de dispositivos digitais como celulares, televisões, computadores, entre outros.

Cientistas usam plantas amazônicas em pesquisa contra a covid-19

Conforme orientado em cartilha da campanha, criada nos Estados Unidos pela Alliance for Eye and Vision Research (AEVR), a exposição prolongada a telas de dispositivos digitais acarreta numa rápida evaporação da lágrima. Isso acontece devido ao menor número de piscadas que a pessoa dá ao utilizar alguns desses objetos, podendo trazer como consequência o aparecimento ou a piora dos sintomas da Síndrome do Olho Seco. Estudos mostram que durante o tempo em que se passa diante das telas, nossas piscadas reduzem 40% em relação a outros momentos do dia.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS