plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CONTAMINAÇÃO

Vacina contra coronavírus produzida por Cuba é real? OMS explica. 

A notícias de que Cuba desenvolveu uma vacina contra o novo coronavírus e enviou para a China é falsa. Informações improcedentes sobre o tema têm se propagado na internet nos últimos dias.Coronavírus assusta, mas há motivos para pânico? Tire suas dúvidasN

A notícias de que Cuba desenvolveu uma vacina contra o novo coronavírus e enviou para a China é falsa. Informações improcedentes sobre o tema têm se propagado na internet nos últimos dias.

Coronavírus assusta, mas há motivos para pânico? Tire suas dúvidas

Na verdade, um dos medicamentos usados nos tratamentos de infectados no país asiático, onde teve início a disseminação do vírus que causa a covid-19, foi o Interferon Alfa 2B, de origem cubana.

O produto é utilizado no combate à doenças virais, mas não tem efeito preventivo, ou seja, não evita a contaminação pelo coronavírus.

O diretor de investigações biomédicas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, Gerardo Guillen, ressalta que o seu país não tem a vacina contra a doença.

"As informações que circulam se referem ao Interferon, que é um produto terapêutico, que se utiliza para fortalecer a imunização geral, não é específico como as vacinas. Obter uma vacina levará um ano ou um ano e meio", diz o especialista cubano ao ser questionado nas redes sociais.

Falta de saúde bucal aumenta os riscos de mortes por coronavírus; Saiba mais

Em entrevista a uma TV de seu país, Guillen explica a origem do medicamento.

"É uma proteína do sistema imunológico dos seres humanos e tem a função especificamente neste caso de interferir na infecção viral ou de microorganismos patógenos em geral. Daí vem seu nome Interferon."

O medicamento é usado em tratamentos como os de leucemia e hepatite. Na manhã desta última quinta-feira (12), uma das pessoas que compartilharam a notícia foi o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos.

"Vacina contra o coronavírus utilizada na China foi produzida em Cuba. De tanto gritarem 'vai pra Cuba' acabarão indo todos", afirmou em sua conta no Twitter.

No fim da tarde, entretanto, o político do PSOL publicou a correção: "O medicamento cubano utilizado com êxito contra o coronavírus na China não é uma vacina, mas sim um antiviral, voltado para tratamento, não prevenção. Algumas reportagens falaram indevidamente em vacina, induzindo ao erro."

Conheça a história daquelas que são destaques na produção científica paraense

A OMS (Organização Mundial da Saúde) destaca que não há uma solução preventiva até o momento.

"Não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar covid-19. No entanto, as pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas", indica em seu site.

De acordo com o órgão, possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos estão sob investigação. "Eles estão sendo testados por meio de ensaios clínicos. A OMS está coordenando esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar", afirma.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias