Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Mundo-Notícias

DESMATAMENTO

Vaga-lume entra para a lista de insetos em extinção; diz Universidade 

segunda-feira, 10/02/2020, 19:44 - Atualizado em 10/02/2020, 19:44 - Autor: Com informações Terra


A falta de condições para completar o seu ciclo da vida pode eliminar algumas espécies de vaga-lumes.
A falta de condições para completar o seu ciclo da vida pode eliminar algumas espécies de vaga-lumes. | (Reprodução)

Uma estudo realizado pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, concluiu que os vaga-lumes, em todo mundo, estão ameaçados de extinção devido à perda de seus habitats naturais, uso de pesticidas e luz artificial. De acordo com a pesquisa, com mais de 2 mil espécies, a falta de condições ideais para completar o seu ciclo da vida pode eliminar alguns insetos do planeta.

Segundo a professora da universidade e líder do estudo, Sara Lewis, um vaga-lume da Malásia, por exemplo, precisa de manguezais e das plantas para procriar. Mas quase em todo o país, os mangues foram convertidos em plantações e fazendas de aquicultura.

Além disso, os especialistas descobriram que o uso de luz artificial à noite é a segunda maior ameaça para os vaga-lumes. Esse tipo de iluminação pode ocorrer de maneira direta, com luzes de rua e outdoors, e uma iluminação mais difusa que se espalha no céu.

Essa “poluição luminosa” atrapalha os rituais de acasalamento da espécie. Segundo estimativas mais de 23% da superfície terrestre do planeta agora experimenta algum grau de brilho artificial durante a noite.

Para os pesquisadores, ainda é necessário um estudos de monitoramento, com dados de longo prazo, para entender o nível do declínio das populações de vaga-lumes. Mas as ameaças detectadas já estão interferindo na procriação da espécie.

CONHEÇA MAIS SOBRE A ESPÉCIE!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS