plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA

Vídeo: líquido espinhal lava o cérebro durante o sono; veja!

Uma pesquisa científica, publicado no último dia 31 de outubro, concluiu que quando dormimos ficamos literalmente lavando o cérebro. Neurocientistas produziram um vídeo que mostra esse processo noturno em ação.No vídeo, ondas de líquido cefalorraquidiano 

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: líquido espinhal lava o cérebro durante o sono; veja! camera Quando dormimos, nós estamos literalmente lavando o nosso cérebro. | Reprodução

Uma pesquisa científica, publicado no último dia 31 de outubro, concluiu que quando dormimos ficamos literalmente lavando o cérebro. Neurocientistas produziram um vídeo que mostra esse processo noturno em ação.

No vídeo, ondas de líquido cefalorraquidiano aquoso (CSF) fluem sobre o cérebro, pulsando ritmicamente enquanto estamos dormindo e, ao mesmo tempo, eliminando as toxinas evitando que elas se acumulem sobre a nossa massa cinzenta.

O estudo está catalogado na famosa revista científica Science e é o primeiro a ilustrar que o LCR do cérebro pulsa durante o sono e que esses movimentos estão ligados à atividade das ondas cerebrais e ao fluxo sanguíneo.

“Sabemos há algum tempo que existem essas ondas elétricas de atividade nos neurônios”, diz a neurocientista Laura Lewis, da Universidade de Boston. “Mas, até agora, não percebíamos que também existem ondas no LCR”.

Assista!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias