plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LAMENTÁVEL

Cadáver de baleia é encontrado com 100kg de lixo no estômago 

Uma baleia, que morreu após encalhar em uma ilha, foi encontrada com 100 quilos de lixo no estômago. No órgão do animal, foram achados redes de pesca, cordas, sacolas, copos plásticos, entre outros resíduos. A carcaça foi achada na última quinta-feira (28

Imagem ilustrativa da notícia Cadáver de baleia é encontrado com 100kg de lixo no estômago  camera O animal foi dissecado e exames devem apontar a real causa da morte | Reprodução

Uma baleia, que morreu após encalhar em uma ilha, foi encontrada com 100 quilos de lixo no estômago. No órgão do animal, foram achados redes de pesca, cordas, sacolas, copos plásticos, entre outros resíduos. A carcaça foi achada na última quinta-feira (28), por moradores da praia de Seilebost, na Ilha Harris, na Escócia.

Segundo especialistas em baleias, ainda não há como afirmar que os detritos encontrados na baleia contribuíram para a morte do animal.

“Foi extremamente triste, especialmente quando as redes de pesca e os detritos saíam do estômago dela”, disse Dan Parry, que mora na praia vizinha de Luskentyre.

“Caminhamos nessas praias quase todos os dias e sempre levo uma sacola para recolher lixo, a maior parte relacionada à pesca", completou.

Para ele, o ocorrido com a baleia mostra o quanto o problema da poluição marinha é desastroso.

“Esse material poderia estar facilmente em uma rede ou ter se perdido em uma tempestade, nós simplesmente não sabemos, mas mostra a dimensão do problema que temos com a poluição marinha”, acrescenta.

Uma equipe de uma organização escocesa que investiga mortes de baleias e golfinhos, dissecou o animal para investigar a morte do mesmo.

“O animal não estava particularmente em más condições e, embora seja certamente plausível que essa quantidade de detritos tenha sido um fator para encalhar, não conseguimos encontrar, na verdade, evidências de que isso tenha afetado ou obstruído seu intestino”, diz uma publicação do Smass na página do grupo no Facebook.

“No entanto, ter essa quantidade de plástico no estômago é terrível, deve ter comprometido a digestão e serve para demonstrar mais uma vez os perigos que o lixo nos oceanos e equipamentos de pesca perdidos ou descartados podem representar à vida marinha”, complementa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias