plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PESQUISAS

Cientistas Japoneses criam sangue 'universal' artificial para salvar vidas

Um grupo de cientistas, patrocinado pela Agência Japonesa para Pesquisa e Desenvolvimento Médico, divulgou para a imprensa que já conseguiu desenvolver sangue artificial que pode ser usado em pacientes independentemente de qualquer tipo sanguíneo.De acord

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas Japoneses criam sangue 'universal' artificial para salvar vidas camera A substância ainda não foi testada em humanos | (Reprodução)

Um grupo de cientistas, patrocinado pela Agência Japonesa para Pesquisa e Desenvolvimento Médico, divulgou para a imprensa que já conseguiu desenvolver sangue artificial que pode ser usado em pacientes independentemente de qualquer tipo sanguíneo.

De acordo com a imprensa internacional, a descoberta pode salvar a vida de milhares de pacientes que, todo ano, morrem por falta de sangue do tipo correto em uma situação de emergência.

Há quatro grupos sanguíneos principais (A, B, AB e O) e dois tipos de fatores Rh possíveis (negativo e positivo), uma transfusão entre grupos ou fatores incompatíveis pode resultar na morte do paciente.

Os pesquisadores desenvolveram ‘vesículas de hemoglobina’ que podem armazenar e transportar oxigênio, principal função do sangue. Segundo os especialistas, elas seriam misturadas a ‘nanopartículas hemostáticas’ e plasma (derivado do sangue), e administradas aos pacientes que necessitam de transfusão.

Para testar a eficácia desse sangue, os médicos selecionaram 10 coelhos que sofreram hemorragia letal como consequência de uma lesão no fígado. Seis deles sobreviveram, uma taxa de sucesso equivalente a de uma transfusão tradicional. Nenhum dos animais apresentou ‘efeitos colaterais’. O composto, no entanto, ainda não foi testado em humanos e sua segurança a longo prazo não foi comprovada. Mesmo assim, os resultados são promissores.

Manobu Kinoshita, professor de imunologia no Colégio Médico de Defesa Nacional no Japão e autor do estudo falou sobre a dificuldade nas transfusões atuais.

"É difícil armazenar em locais remotos a quantidade suficiente de sangue para transfusões. O sangue artificial poderá salvar a vida de pessoas que, de outra forma, não poderiam ser salvas".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias