Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Mundo-Notícias

PESQUISAS

Cientistas Japoneses criam sangue 'universal' artificial para salvar vidas

quinta-feira, 10/10/2019, 18:59 - Atualizado em 10/10/2019, 18:59 - Autor: (Com informações Olhar Digital)


A substância ainda não foi testada em humanos
A substância ainda não foi testada em humanos | (Reprodução)

Um grupo de cientistas, patrocinado pela Agência Japonesa para Pesquisa e Desenvolvimento Médico, divulgou para a imprensa que já conseguiu desenvolver sangue artificial que pode ser usado em pacientes independentemente de qualquer tipo sanguíneo.

De acordo com a imprensa internacional, a descoberta pode salvar a vida de milhares de pacientes que, todo ano, morrem por falta de sangue do tipo correto em uma situação de emergência.

Há quatro grupos sanguíneos principais (A, B, AB e O) e dois tipos de fatores Rh possíveis (negativo e positivo), uma transfusão entre grupos ou fatores incompatíveis pode resultar na morte do paciente.

Os pesquisadores desenvolveram ‘vesículas de hemoglobina’ que podem armazenar e transportar oxigênio, principal função do sangue. Segundo os especialistas, elas seriam misturadas a ‘nanopartículas hemostáticas’ e plasma (derivado do sangue), e administradas aos pacientes que necessitam de transfusão.

Para testar a eficácia desse sangue, os médicos selecionaram 10 coelhos que sofreram hemorragia letal como consequência de uma lesão no fígado. Seis deles sobreviveram, uma taxa de sucesso equivalente a de uma transfusão tradicional. Nenhum dos animais apresentou ‘efeitos colaterais’. O composto, no entanto, ainda não foi testado em humanos e sua segurança a longo prazo não foi comprovada. Mesmo assim, os resultados são promissores.

Manobu Kinoshita, professor de imunologia no Colégio Médico de Defesa Nacional no Japão e autor do estudo falou sobre a dificuldade nas transfusões atuais.

"É difícil armazenar em locais remotos a quantidade suficiente de sangue para transfusões. O sangue artificial poderá salvar a vida de pessoas que, de outra forma, não poderiam ser salvas".

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS