plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
INCÔMODO

Disque Denúncia registra aumento em reclamações de perturbação da ordem pública 

No sudeste paraense, o Disque Denúncia recebe diariamente reclamações sobre perturbação da ordem pública, sendo um dos crimes mais denunciados na central.

Imagem ilustrativa da notícia Disque Denúncia registra aumento em reclamações de perturbação da ordem pública  camera Reprodução

Diante do cenário de uma pandemia causado pelo novo coronavírus, estamos passando por momentos difíceis e totalmente atípicos. O momento pede empatia pelas milhares de vidas perdidas para a covid-19 e também pelas famílias que perderam entes queridos ou que estão com familiares internados lutando pela vida. No entanto, ainda há muitas pessoas que mesmo com o cenário não se sensibilizam e insistem em fazer festas e até colocar música com um volume alto, assim como estabelecimentos que insistem em abrir e aglomerar pessoas.

No sudeste paraense por exemplo, o Disque Denúncia recebe diariamente reclamações sobre perturbação da ordem pública, sendo um dos crimes mais denunciados na central. Entre 14 de setembro de 2020 e 13 de fevereiro de 2021 a central recebeu 1.871 denúncias sobre perturbação da ordem pública. O que tem incomodando bastante a população, pois além de ser crime, ainda se caracteriza como falta de empatia e de respeito pelas pessoas que estão enfrentando o luto e aquelas que estão com Covid-19, isoladas em casa.

A maioria das ocorrências registram barulho em residências (70,4%), estabelecimentos comercias (18,6%), logradouros públicos (9,9%), estabelecimentos religiosos (0,6%) e estabelecimentos de eventos e lazer (0,5%). As fontes emissoras mais utilizadas são caixa de som (80%), som automotivo (18%), ruído industrial (1,2%), ruído automotivo (0,2%) e instrumentos sonoros (0,3%).

Os locais de maior incidência da perturbação da ordem pública são bares (34,1%), vias públicas (25,6%), casas de eventos (5,8%), oficinas de automotores (4,5%), lojas (3,5%), praças (3,2%), lava jato (3%), orla (2,4%), clubes de esportes (2,4), distribuidoras de bebidas (1,7%), pizzarias (1,7%), comércios (1,7%), serralherias (1,5%), conveniências (1,3%) e feiras com (0,75) das denúncias recebidas.

Através de campanhas, o Disque Denúncia busca dar voz a população que está sofrendo em casa, doente com covid-19 e que precisa de compreensão respeito em relação à perturbação do sossego. Ressaltando que a população pode se divertir de forma consciente, utilizando o som de forma ambiente, sem incomodar e prejudicar a saúde psicológica das outras pessoas.

Para realizar as denúncias anônimas a população pode entrar em contato com a central de atendimento através do telefone fixo e WhatsApp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias