plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SOS

Após enchentes, Prefeitura de Marabá decreta situação de emergência

O nível do rio Tocantins chegou nesta quinta-feira a 10,63m acima do nível normal

Imagem ilustrativa da notícia Após enchentes, Prefeitura de Marabá decreta situação de emergência camera Ascom/PM

A Prefeitura Municipal de Marabá, no sudeste do estado, decretou situação de emergência nesta quinta-feira (4) no município, devido a cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas que já desabriga centenas de famílias na cidade.

O Decreto nº 169, de 4 de março de 2021, segue Parecer Técnico nº 06/2021 da Defesa Civil Municipal, em razão das áreas afetadas pela inundação.

Segundo o documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O nível do rio Tocantins chegou nesta quinta-feira a 10,63m acima do nível normal. Equipes do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros ajudam as equipes da Defesa Civil trabalhando no transporte de famílias de áreas que estão sendo atingidas pelas cheias dos rios.

Após enchentes, Prefeitura de Marabá decreta situação de emergência
📷 |

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jairo Milhomem, já foram atendidas 284 famílias, sendo 136 levadas para abrigos públicos e 148 desalojadas, encaminhadas para casas de parentes ou familiares. “Estamos com sete abrigos prontos para receber as famílias desabrigadas. Somente na quarta-feira realizamos 81 mudanças com ajuda do Exército, do corpo de bombeiros militar e civil. Estamos com 6 caminhões do Exército, um da Semed e 4 caminhões locados”, disse.

Ainda de acordo com Jairo Milhomem, embarcações trabalham para a retirada de 21 famílias que estão ilhadas. A previsão é que nesta quinta-feira, sejam retiradas mais 72 famílias de áreas alagadas.

Ascom/PM
📷 Ascom/PM |

Uma das famílias atingidas pela cheia foi de Lourisval da Silva Soares que saiu do Bairro Santa Rosa e teve que ir com a família para um abrigo na entrada da Marabá Pioneira. “Há três anos que a gente enfrenta essa luta. As ruas do nosso bairro estão cheias de água”, disse o homem.

Ascom/PM
📷 Ascom/PM |

Em 2020, em razão das cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, mais de 1.200 famílias ficaram desabrigadas e mais de três mil desalojadas no município.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias