plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CRIME AMBIENTAL

Operação prende envolvidos em extração ilegal de manganês no Pará

Apreensão e destruição de diversos equipamentos de extração ilegal de minério de manganês na região do Rio Preto são resultados da operação “Locking Down The Hole", realizada nessa terça-feira (12), no sudeste paraense. Um homem foi preso com porte de

Imagem ilustrativa da notícia Operação prende envolvidos em extração ilegal de manganês no Pará camera Operação está em andamento desde o início da semana a região do Rio Preto. | Polícia Federal

Apreensão e destruição de diversos equipamentos de extração ilegal de minério de manganês na região do Rio Preto são resultados da operação “Locking Down The Hole", realizada nessa terça-feira (12), no sudeste paraense. Um homem foi preso com porte de várias munições. Ele ainda dava suporte em operações ilegais dos extratores, na região do “Buraco fundo”, como é popularmente conhecida à região de retirada de manganês. A identidade dele não foi divulgada.

Com participação do Exército Brasileiro, Ibama, GSI, Força Nacional e Abin e coordenada pela Polícia Federal em Marabá, está operação é um desdobramento da “Verde Brasil” II, deflagrada desde 2019, que combate crimes ambientais diversos naquela região, principalmente a extração ilegal de minério de manganês.

A operação, segundo o delegado chefe da Policia Federal em Marabá, Marcelo Guimarães Mascarenhas, atende aos requisitos previstos no Decreto nº 10.341/2020, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Em âmbito local, os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz titular da 2ª vara Federal de Marabá, Heitor Moura Gomes.

Operação prende envolvidos em extração ilegal de manganês no Pará
📷 |Polícia Federal
Maquinas e equipamentos foram destruídos.
📷 Maquinas e equipamentos foram destruídos. |Polícia Federal

O delegado Marcelo Guimarães Mascarenhas entende que a área é da União Federal, portanto de todos os brasileiros, e os infratores estariam extraindo bem de toda a nação. "A Operação visa não somente atuar em cima do minério do manganês, mas também atuar contra a devastação ambiental da região e também por consequência essa extração ilegal de mineração", declarou.

Se a atividade fosse feita de forma legal não causaria tanto dano ambiental, sem contar que recolheria tributos e que seriam destinados em bens e serviços à sociedade. "Cumprimos a busca e apreensão de máquinas que acabaram sendo inutilizadas, colhemos diversas informações e identificamos vários alvos", declarou o delegado Marcelo Guimarães Mascarenhas.

ILEGALIDADE DA MINERAÇÃO

A Polícia Federal estima que pelo menos 50 caminhões circulam diariamente transportando minério de manganês, o que representaria algo em torno de duas mil toneladas extraídas, e um montante avaliado em R$ 1,4 milhão.

A maior parte desse minério tem como destino a exportação, sendo seu escoamento feito através do porto de Barcarena.

Por fim o delegado Mascarenhas deixa claro que a investigação segue no intuito de tentar desvendar todo o esquema de extração de minério de manganês com a identificação dos empresários envolvidos nesta atividade ilegal.

Quanto às maquinas destruídas, o delegado garante que tal medida atende a uma ordem judicial onde diz que se o equipamento não for possível retirá-lo da área é possível realizar a inutilização a fim de cessar a atividade ilícita.

“Tudo é feito dentro da lei”, garante informando que a PF segue em atuação permanente no intuito de cessar os crimes ambientais naquela região.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias