Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Marabá

MARABÁ

Alunos de Escola Municipal são "Chefe de Trem por um dia" em trem da Vale

segunda-feira, 25/11/2019, 17:08 - Atualizado em 25/11/2019, 17:08 - Autor: Com informações da Vale


| Divulgação/Vale

O sorriso de Maria Vitória de Sousa Paiva, 12 anos, é de quem acabou de viver uma experiência completamente nova. Para ela e alguns colegas da Escola Municipal José Flávio Alves de Lima, que fica no bairro Araguaia, em Marabá, a sexta-feira, 22 de novembro, marcou o dia em que, pela primeira vez, andaram de trem. O grupo de 35 alunos do 6º e 7º ano participou do projeto "Chefe de trem por um dia". A ação, que integra as iniciativas sociais do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), vem sensibilizando crianças e adolescentes sobre a importância da convivência segura com a ferrovia.

"Andar de trem foi muito legal. E eu pensava que ser chefe de trem era mais difícil, mas vendo mais de perto, a gente aprendeu muito e aprendeu que não deve brincar próximo do trilho, porque pode acontecer qualquer acidente com uma outra pessoa ou com a gente e também não devemos jogar pedra no trem", reforça a aluna.

O coordenador de ações sociais do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, Alex Rosário, explica que este é o objetivo da ação. "Durante o percurso, que de Marabá a São Pedro é de pouco mais de 1h30, os alunos têm oportunidade de conhecer um pouco da operação da Vale no Norte, sobre as operações do trem de passageiros e aprender sobre a função chefe de trem, que é o profissional que coordena toda a viagem. Além disso, nós reforçamos, por meio de palestras e jogos, a importância do convívio seguro com a ferrovia".

Para a Coordenadora Pedagógica de Segundo Segmento da escola, Cleonilde Costa Barbosa, as ações promovidas na escola e na comunidade contribuem para a conscientização dos alunos. "Eles aprenderam rápido que não devem brincar próximo da linha do trem e que devem utilizar a passarela e o viaduto. Eles respeitam e passam para os demais. E hoje nós temos esse grupo de alunos como multiplicadores dessas informações sobre convívio seguro com a ferrovia, ressalta.

Durante o percurso foram realizados jogos interativos e palestra sobre segurança ferroviária e o transporte ferroviário. E a Maria Vitória teve um papel importante durante a viagem. Ela e Enzo Brito de Souza, aluno do 7º ano, foram escolhidos como “Chefes de Trem por um Dia". Na cabine do chefe de trem, por meio do sistema de som, eles repassaram a todos os passageiros mensagens sobre segurança na ferrovia.

A Vale investe em campanhas educativas ao longo de toda a Estrada de Ferro Carajás (EFC) para promover maior nível de engajamento das comunidades em relação à convivência segura com a ferrovia. Um dos destaques desse trabalho são as ações realizadas a bordo do Vagão Social do Trem de Passageiros que, além de levar informações sobre segurança, promove também ações de saúde, educação e de geração de renda aos passageiros e comunidades vizinhas à EFC. Desde que foram iniciadas, em setembro de 2017, mais de 18 mil pessoas participaram das ações.

| Divulgação/Vale
| Divulgação/Vale

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS