plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CELEBRAÇÃO

Círio de Marabá é realizado hoje e deve reunir mais de 205 mil fiéis

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve reunir mais de 250 mil fiéis neste domingo (20), em Marabá, sudeste do Estado. Essa será a 39ª edição da romaria no município. A procissão terá um percurso de sete quilômetros e meio, com saída da Catedral de Nossa

Imagem ilustrativa da notícia Círio de Marabá é realizado hoje e deve reunir mais de 205 mil fiéis camera O Círio de Marabá é a terceira maior festa religiosa do Estado em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. | Michel Garcia

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve reunir mais de 250 mil fiéis neste domingo (20), em Marabá, sudeste do Estado. Essa será a 39ª edição da romaria no município. A procissão terá um percurso de sete quilômetros e meio, com saída da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira, e chegada na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, na Nova Marabá.

O tema do Círio deste ano é “A Rainha da Amazônia: Alegria e Amor na Diocese de Marabá”. Pela primeira vez o padre Peterson Maria, do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, participa da coordenação da festividade. Ele foi transferido de Canaã dos Carajás, a 227 quilômetros de Marabá e assumiu o Santuário em maio deste ano.

BERLINDA

Uma das novidades é a nova berlinda, que foi confeccionada em Belém. Ela é talhada em madeira (cedro) e mede 2,8 metros de altura. A berlinda conta ainda com quatro imagens de anjos ao redor e é maior do que a anterior, visto que a procissão cresceu bastante nos últimos anos. “Com o decorrer do crescimento da procissão, a outra berlinda já estava pequena para a multidão que percorre essa romaria”, contou Lucinay Maia, da coordenação do Círio.

Como parte da programação que antecede a grande procissão, no sábado (19), ocorreu o Círio Rodoviário, com saída a partir das 8h do Santuário de São Francisco, no Bairro Cidade Nova e com chegada no Santuário de Nazaré, onde ocorreu a bênção dos carros. O Círio de Marabá é a terceira maior festa religiosa do Estado em homenagem a Nossa Senhora, atrás apenas de Belém e de Castanhal.

Tema

O tema do Círio deste ano é “A Rainha da Amazônia: Alegria e Amor na Diocese de Marabá”.

Nossa Senhora também é homenageada em Castanhal

Michelle Daniel

A 21ª Romaria de Castanhal, festividade católica mais importante da cidade, será realizada neste domingo (20), com o tema “Nossa Senhora de Nazaré, ajuda-nos a sermos uma igreja que se aproxima, escuta e ilumina as famílias, os jovens e as periferias”. A expectativa da coordenação da festa é reunir cerca de 400 mil fiéis na procissão que vai percorrer várias ruas da cidade, em trajeto de 8 km.

A programação inicia às 6h, com a saída da imagem da Igreja Matriz de São José, localizada no centro de Castanhal, rumo à Catedral, próxima ao Cristo Redentor. Ali, será celebrada uma missa, prevista para começar às 7h. Em seguida, a procissão é retomada e seguirá até o Apeú, vila da cidade. A imagem seguirá em uma berlinda em cima de um veículo. A previsão é que a procissão seja encerrada às 11h.

PREPARAÇÃO

De acordo com o padre Rarimadson Brito, coordenador da festividade, a semana que antecede a romaria é marcada por orações do terço e missas, uma forma de preparar os devotos para a procissão.

“A Romaria de Castanhal surgiu pela devoção dos moradores daqui que ficaram impossibilitados de participar do Círio, em Belém, mas que também desejavam homenagear Nossa Senhora. Aos poucos, a procissão foi atraindo mais e mais pessoas”, diz o padre Rarimadson Brito.

Programação

Após este domingo, a festividade se estenderá com missas todos os dias, às 19h, até o próximo domingo (27). No dia 26, às 17h, será realizada a Romaria das Crianças e, às 18h, a Romaria da Juventude. Ambas as procissões farão o mesmo percurso da realizada neste final de semana. A programação será encerrada com arraial, incluindo atrações culturais do município, que serão realizados atrás da Catedral.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias