plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

4 Receitas Incríveis para o Inverno

Ei! chegou o friozinho por ai? Aqui deu uma esfriada então chegou a hora de fazer aquelas receitas que aquecem o coração e alimentam a alma né! Por isso separei aqui essas 4 receitas de inverno maravilhosas que você precisa ter ai no seu caderninho para

Ei! chegou o friozinho por ai? Aqui deu uma esfriada então chegou a hora de fazer aquelas receitas que aquecem o coração e alimentam a alma né! Por isso separei aqui essas 4 receitas de inverno maravilhosas que você precisa ter ai no seu caderninho para aqueles dias que o frio bater na sua porta! Então corre que tem receita de Chocolate Quente Caramelo, Fondue de Queijo, Torta de Banana com Canela e Caldo Verde que nunca pode faltar né!

Chocolate Quente Caramelo
Autor:
Tipo da Receita: Bebida
Nivel: Fácil
Rendimento: Serve 4 copos 200ml
Ingredientes
  • ½ xícara (chá) de Água
  • 30 Balas de Caramelo
  • 100g Chocolate Meio Amargo ou Amargo
  • 2 xícaras (chá) de Leite
  • 1 Colher (sopa) de Amido de Milho (Maisena)
Instruções
  1. Aqueça ½ xícara (chá) de Água e junte 30 Balas de Caramelo deixe em fogo baixo até que esteja bem derretido, quando chegar em ponto de fervura desligue e misture vigorosamente por 3 minutos e retire da panela.
  2. Na mesma panela coloque 2 xícaras (chá) de Leite, 1 colher (sopa) de Amido de milho, 100g de Chocolate Meio Amargo e ½ xícara (chá) Caramelo derretido e cozinhe em fogo baixo misturando sempre até que fique cremoso.
  3. Sirva bem quentinho com chantilly e um pouco mais de caramelo e aproveite!
Observações
IMPORTANTE: Por conta do caramelo é esperado que seja doce certo? Então para não ficar exageradamente doce recomendo usar o Chocolate Meio Amargo e se você quiser menos doce ainda ai usem o Amargo.Chocolate em Pó ou Cacau: Se não quiser usar o chocolate em barra, pode usar em Pó, mas nesse caso use 6 colheres (sopa) de chocolate em pó ou 3 colheres (sopa) para cacau em pó.Leite: Se desejar use um leite vegetal.Conservação: Guarde na geladeira e consuma em 5 dias no máximo afinal é leite né gente! Balas de Caramelo: Usei essa opção por ser mais fácil que fazer um caramelo, mas você pode a sua receita preferida e usar também.
Como Fazer Fondue de Queijo
Autor:
Tipo da Receita: Principal
Nivel: Fácil
Rendimento: + ou – 4 Pessoas
Ingredientes
  • 1 Dente de Alho
  • 1 Lata de Creme de Leite
  • 1 xícara (chá) de Requeijão
  • 1 Pitada de Noz Moscada
  • 1 xícara (chá) de Queijo Prato
  • 1 xícara (chá) de Queijo Mussarela
Instruções
  1. Em uma panela passe o dente de alho no fundo da panela.
  2. Adicione 1 Lata de Creme de Leite, 1 Xícara de (chá) de Requeijão (ou 1 copo) e aqueça até que fique bem quente.
  3. Tempere com sal e noz-moscada a gosto.
  4. Junte os 2 queijos prato e mussarela e misture até que esteja derretido por completo.
  5. Coloque na panela de fondue e sirva com pedacinhos de pão, pão de queijo, bolinhos, coxinha, almondegas ou pedacinhos de carne.
Observações
Queijos: o Fondue original é feito com queijos mais nobres e puros como Gruyère Estepe ou Emmental, se você quiser pode usar eles.Vinho: Eu optei por não usar o vinho também já que é uma receita econômica, mas se você quiser pode adicionar ai ¼ xícara (chá) de vinho branco seco, mas não esqueça de deixar ferver para que o álcool evapore.Conservação: Se quiser fazer um dia para consumir no outro pode, deixe na geladeira bem fechado por no máximo 3 dias e quando for usar aqueça na panela ou microondas com um pouco de leite.Sal: Adicione se precisar, tudo vai depender dos queijos usados, então tome cuidado.Noz-Moscada: Eu acho essencial para saborizar, mas se não tiver use pimenta do reino que também fica delicioso. Servir com: Com o que gostar, pode ser pão, pão de queijo, bolinhos empanados como coxinha e bolinha de queijo, ou ainda pedaços de carne ou legumes. Comeu o Fondue e sobrou? Guarna na geladeira e no dia seguinte adicione mais lente e coloque em um macarrão ou faça um arroz de forno =D
Torta de Banana da Vovó!
Autor:
Tipo da Receita: Sobremesa
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 9 Fatias
Ingredientes
  • 5 bananas (maduras)
  • 1 xícara (chá) de Farinha de Trigo
  • ½ xícara (cha) de açúcar
  • 200ml xícara (chá) de Leite
  • 1 ovo grande
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ colher (sopa) de Fermento
  • Canela a Gosto
Instruções
  1. Em uma tigela misture todos os ingredientes “úmidos” ou seja: Leite, Ovo, Manteiga (derretida).
  2. Em outra Tigela misture todos os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento, açúcar e canela).
  3. Corte as bananas no sentido do comprimento e comece a montagem em uma forma de no máximo 20cm untada e polvilhada com açúcar.
  4. Coloque metade da mistura seca na parte de baixo da forma, espalhando muito bem e acomode todas as bananas e cubra com o restante da parte seca e cubra com todo o conteúdo “úmido”
  5. Com uma faça faça pequenos buracos e afaste um pouco as bananas para cair a parte liquida para dentro, fazendo movimentos circulares até cobrir toda a superfície. Caso fique “ilhas de farinha seca” cubra com um pouquinho de leite.
  6. Leve para o forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos ou até ficar bem dourado e crocante.
Observações
IMPORTANTE: Eu sei que parece que vai dar tudo errado, mas se não deixar “ilhas” de farinha seca, vai acabar tudo bem. e não misture os secos e molhados, pois isso vai ser outra torta completamente diferente.BANANA: A banana precisa estar bem bem bem madura, aquele estagio que ela já esta com a casca escura, pois isso ajuda a dar umidade e liga em tudo. CONSERVAÇÃO: Como a banana já esta bem madura consuma no máximo em 3 dias e mantenha sempre na geladeira.
Caldo Verde Fácil
Autor:
Tipo da Receita: Principal
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 4 porções
Ingredientes
  • 500g de Batata
  • 1 Gomo de Calabresa
  • 1 Litro de Água
  • ½ xícara (chá) de Couve (+ou- 4 folhas)
  • 80g Bacon (picado)
  • Sal
  • Pimenta do Reino
  • 1 Cebola Pequena
  • 2 Dentes de Alho
Instruções
  1. Comece fritando o bacon e a calabresa até que fique bem dourado e retire da panela.
  2. Com a gordura residual coloque a cebola, alho e refogue por 1 minuto, junte batatas cortadas em pequenos cubos e um punhado de couve e misture bem para que a batata pegue o sabor residual do bacon e calabresa.
  3. Adicione água (cerca de 1 litro) e tempere com um pouco de sal, pimenta do reino e deixe cozinhar até que as batatas fiquem bem macias.
  4. Espere esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador ou processador de alimentos.
  5. Volte tudo para a panela, adicione o bacon, calabresa e o restante da couve e deixe cozinhar com a penela aberta por mais 10 minutos em fogo médio ou até que atinja a consistência desejada.
  6. Sirva com torradas e um pouco de queijo parmessão.
Observações
OUTROS TUBÉRCULOS: Use também Mandioquinha/Batata Baroa ou Mandioca/Aipim e se preferir no lugar de usar um uso batata + mandioca ou batata+mandioca.CALABRESA: Usei a tradicional, mas você pode usar aquela fininha se preferir.CONGELAMENTO: Não recomendo, pois a textura da sopa fica arenosa por conta do amido natural da batata, mas se desejar mantenha em porções individuais na geladeira por 3 dias.COUVE: Não precisa refogar ela cozinha com o calor da sopa, e se não gostar pode fazer sem, ai fica uma sopinha de batata gostosinha =D

Fonte: Receitas de Minuto

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias