plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Como Fazer Feijão Perfeito

Quantas vezes eu fiquei desejando um Feijão Fresquinho e Cremoso como aqueles que eu comia na casa da minha mãe quando eu morava com ela no litoral, o que me impedia de fazer o meu próprio feijão era o medo da panela de pressão, então sempre que eu ia vi

Quantas vezes eu fiquei desejando um Feijão Fresquinho e Cremoso como aqueles que eu comia na casa da minha mãe quando eu morava com ela no litoral, o que me impedia de fazer o meu próprio feijão era o medo da panela de pressão, então sempre que eu ia visitar minha mãe no litoral eu voltava com a mala com muito feijão congelado para garantir ter sempre esse grão tão rico em proteína e vitaminas nas minhas refeições. Mas depois de um tempo eu comecei a criar coragem e aproveite e liguei para minha mãe me contar como fazer feijão e foi ai que ela me explicou tudo que eu precisa saber e desde então nunca mais fiz feijão de outra forma.

Feijão sem Panela de Pressão? É amigos muito tempo fiz feijão assim, sem panela de pressão e te conta que super funciona, a questão é que demora um pouco mais, na panela comum você deve cozinhar o seu feijão por cerca de 40/50 minutos ou até mais tempo, e sempre ficar de olho no nível da água para que não seque e queime.

Qual a idade do seu Feijão? A data de fabricação dele é super importante, um feijão mais antigo demora mais para cozinhar, já o feijão mais jovem cozinha muito mais rápido.

Qual feijão comprar? Você sempre pode comprar o feijão mais barato, mas se lembre que a qualidade vai de acordo com o preço então invista em boas marcas para garantir grãos melhores e assim ter todos os benefícios desse grão maravilhoso.

Como Fazer Feijão Perfeito
Autor:
Tipo da Receita: Acompanhamento
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 4 porções
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de Feijão
  • 3 xícaras (chá) de Água
  • 1 Folha de Louro
  • 1 Colher (sopa) de Cebola
  • ½ Colher (sopa) de Alho
  • 80g de Bacon
  • Sal e Pimenta do Reino
Instruções
  1. Coloque o Feijão em um pote ou forma e veja se não tem nenhuma pedrinha ou grão feios, geralmente feijões de boa qualidade não correm esse risco, mas é sempre bom olhar.
  2. Deixe seu feijão de molho no mínimo por 15 minutos com água quente se for usar panela de pressão e se for usar panela comum deixe de molho por 24 horas. Deixar de molho é importante para que seja liberado o Fitado que é responsável pelo pumzinho =(
  3. Jogue a água do molho fora e lave muito bem.
  4. Coloque o feijão, 1 folha de louro, a água na panela e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão caso seu feijão seja novo, se for mais velho uns 30 minutos.
  5. Espere a panela esfriar e retire a pressão levantando a válvula seja com um garfo ou usando o recurso da panela que você tiver e veja se já esta no ponto, o ponto é quando você conseguir amassar com um garfo com facilidade.
  6. Caso ainda não esteja no ponto tampe a panela e volte ao fogo por mais alguns minutos.
  7. Temperar:
  8. Para cada xícara de feijão use 1 colher (sopa) de Cebola ou ½ Cebola (pequena), ½ colher (sopa) de Alho (2 ou 3 dentes de alho), 1 Colher (chá) de Sal, ¼ colher (chá) de Pimenta do Reino, 80g de Bacon e 1 colher (sopa) de Azeite.
  9. Frite o bacon, junte o azeite se precisar refogue a cebola e alho por 2 minutos em fogo baixo. junte 1 concha de feijão com caldo na panela e amasse bem com um garfo ou colher. Ao fazer isso o feijão libera o amido que vai ser o responsável para engrossar bem o caldo.
  10. Volte esse feijão para a panela com o restante e deixe cozinhar em fogo bem baixo por cerca de 10 minutos misturando de vez em quando para não grudar ou queimar.
Observações
IMPORTANTE: Se usar cebola o ideal é consumir o feijão no dia, pois ela acelerar o processo de deterioração e assim estraga mais rápido.CONGELA: De preferência não congele temperado, apenas cozinhe e assim que esfriar faça pequenas porções e então congele por até 6 mêses, na hora de usar você pode descongelar na geladeira lentamente, ou no microondas ou ainda colocar em uma panela com um pouco de água. O TEMPO DE COZIMENTO MUDA COM A QUANTIDADE? Não! Apenas muda se o feijão for velho ou novo, então se quiser e sua panela suportar cozinhe o saco todo assim você vai economizar tempo na cozinha. BACON E LINGUIÇA: Esses são opcionais! Use apenas se quiser!OUTROS TEMPEROS: Use o que quiser e gostar uma pitada de cominho é sempre uma boa pedida.

Fonte: Receitas de Minuto

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias