Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Gastronomia

Gastronomia

Açaí: locais em Belém para comprar bem o produto

domingo, 05/02/2017, 09:27 - Atualizado em 21/03/2017, 21:53 - Autor:


São muitos os frutos do Estado que encantam os apaixonados por gastronomia, mas nenhum se destaca tanto quanto o açaí. A polpa do açaí possui cor e aroma singulares e pode ser tomada pura ou acompanhada de farinha de mandioca, farinha de tapioca ou açúcar. Seja como for, é indispensável na mesa paraense.


Por isso, o DIÁRIO não poderia deixar de fora os 3 locais que vendem o açaí mais fresco e saboroso em Belém. Conheça os finalistas da categoria que concorrem à Estrela Azul do projeto “O Melhor da Gastronomia”.


 


IAÇÁ


Como nasceu e foi criado no Marajó, o fruto roxo sempre esteve no cotidiano de Nelson Tavares, já que sua família tinha plantação de açaizeiros. Já em Belém e casado com Andreia Tavares, há 26 anos veio a ideia de começar a bater e vender a polpa. A produção começou no quintal de casa e, com o tempo foi crescendo. O nome veio da lenda do açaí, que conta que a planta surgiu depois de um sacrifício da filha do cacique de uma tribo, que se chamava Iaçá. “Primamos pela qualidade do produto, por isso temos nossa própria plantação e atentamos pela higiene na empresa”, destaca Andreia.


Endereço: Rua Antônio Barreto, 821, entre Generalíssimo e 14 de Março, bairro Umarizal.


Funcionamento: Diariamente, das 08h às 14h.Tel.: (91) 3224-4105/ 3086-7777


 


POINT DO AÇAÍ


Em 2004, Nazareno Alves decidiu investir na produção de açaí. Comprou uma máquina e iniciou o empreendimento ainda no pátio de casa. Dentro da residência, batia a polpa e fez um balcão para vender o litro. Conforme os negócios expandiam, mais Nazareno investia. Certa vez, fez a tradicional combinação de peixe frito com açaí e os amigos aprovaram e pediram mais. Então, a venda foi se tornando o que hoje é o Point do açaí, um restaurante com menu variado e que valoriza o fruto como acompanhamento. Hoje, o Point possui plantação própria, tem várias unidades e é referência turística na cidade. “Nosso objetivo é trazer a refeição tradicional de peixe frito com açaí (foto) para um ambiente com maior estrutura, conforto e climatizado”, diz Nazareno.


Endereço: Uma das unidades fica na avenida Boulevard Castilhos França, 744, esquina da Presidente Vargas, bairro Campina.


Funcionamento: Das 11h às 16h, aos domingos e segundas; de terça a sábado, das 11h às 22h30Tel.: (91) 3212-2168.



 


AÇAÍ DO ALONSO


Em Ponta de Pedras, no Marajó, Alonso Martins já trançava, aos 7 anos, a peconha nos tornozelos para subir nos açaizeiros e apanhar os caroços. Aos 12, começou a embarcar para vender o fruto em outros municípios. Aos 17, veio para Belém, mas não largou suas origens e continuou o trabalho com açaí. Há mais de 40 anos, ele tem seu próprio ponto de venda, onde transforma o produto de sua própria plantação no Marajó em polpa. Ele utiliza toda essa experiência e conhecimento vasto para administrar de perto o trabalho no Açaí do Alonso e assinar um açaí tradicional. “Vendemos a papa, o açaí grosso e o açaí médio, todos bem concentrados”, assinala o proprietário.


Endereço: Rua João Balbi, 55, entre Quintino e Doca, bairro Nazaré.


Funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 14h; sábado, domingo e feriados, das 8h30 às 14hTel: (91) 3223-8907



(Alice Martins/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS