plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Açaí: locais em Belém para comprar bem o produto

São muitos os frutos do Estado que encantam os apaixonados por gastronomia, mas nenhum se destaca tanto quanto o açaí. A polpa do açaí possui cor e aroma singulares e pode ser tomada pura ou acompanhada de farinha de mandioca, farinha de tapioca ou açúcar

São muitos os frutos do Estado que encantam os apaixonados por gastronomia, mas nenhum se destaca tanto quanto o açaí. A polpa do açaí possui cor e aroma singulares e pode ser tomada pura ou acompanhada de farinha de mandioca, farinha de tapioca ou açúcar. Seja como for, é indispensável na mesa paraense.

Por isso, o DIÁRIO não poderia deixar de fora os 3 locais que vendem o açaí mais fresco e saboroso em Belém. Conheça os finalistas da categoria que concorrem à Estrela Azul do projeto “O Melhor da Gastronomia”.

IAÇÁ

Como nasceu e foi criado no Marajó, o fruto roxo sempre esteve no cotidiano de Nelson Tavares, já que sua família tinha plantação de açaizeiros. Já em Belém e casado com Andreia Tavares, há 26 anos veio a ideia de começar a bater e vender a polpa. A produção começou no quintal de casa e, com o tempo foi crescendo. O nome veio da lenda do açaí, que conta que a planta surgiu depois de um sacrifício da filha do cacique de uma tribo, que se chamava Iaçá. “Primamos pela qualidade do produto, por isso temos nossa própria plantação e atentamos pela higiene na empresa”, destaca Andreia.

Endereço: Rua Antônio Barreto, 821, entre Generalíssimo e 14 de Março, bairro Umarizal.

Funcionamento: Diariamente, das 08h às 14h.Tel.: (91) 3224-4105/ 3086-7777

POINT DO AÇAÍ

Em 2004, Nazareno Alves decidiu investir na produção de açaí. Comprou uma máquina e iniciou o empreendimento ainda no pátio de casa. Dentro da residência, batia a polpa e fez um balcão para vender o litro. Conforme os negócios expandiam, mais Nazareno investia. Certa vez, fez a tradicional combinação de peixe frito com açaí e os amigos aprovaram e pediram mais. Então, a venda foi se tornando o que hoje é o Point do açaí, um restaurante com menu variado e que valoriza o fruto como acompanhamento. Hoje, o Point possui plantação própria, tem várias unidades e é referência turística na cidade. “Nosso objetivo é trazer a refeição tradicional de peixe frito com açaí (foto) para um ambiente com maior estrutura, conforto e climatizado”, diz Nazareno.

Endereço: Uma das unidades fica na avenida Boulevard Castilhos França, 744, esquina da Presidente Vargas, bairro Campina.

Funcionamento: Das 11h às 16h, aos domingos e segundas; de terça a sábado, das 11h às 22h30Tel.: (91) 3212-2168.

AÇAÍ DO ALONSO

Em Ponta de Pedras, no Marajó, Alonso Martins já trançava, aos 7 anos, a peconha nos tornozelos para subir nos açaizeiros e apanhar os caroços. Aos 12, começou a embarcar para vender o fruto em outros municípios. Aos 17, veio para Belém, mas não largou suas origens e continuou o trabalho com açaí. Há mais de 40 anos, ele tem seu próprio ponto de venda, onde transforma o produto de sua própria plantação no Marajó em polpa. Ele utiliza toda essa experiência e conhecimento vasto para administrar de perto o trabalho no Açaí do Alonso e assinar um açaí tradicional. “Vendemos a papa, o açaí grosso e o açaí médio, todos bem concentrados”, assinala o proprietário.

Endereço: Rua João Balbi, 55, entre Quintino e Doca, bairro Nazaré.

Funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 14h; sábado, domingo e feriados, das 8h30 às 14hTel: (91) 3223-8907

(Alice Martins/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias