plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Comida saudável e muito saborosa

Belém tem ótimas opções de restaurantes também quando se trata de comida incluída no item saudável. Os 3 finalistas desta categoria, do projeto do DIÁRIO Passaporte Belém - O Melhor da Gastronomia, mostram isso. O cardápio não conta apenas com salada, ma

Belém tem ótimas opções de restaurantes também quando se trata de comida incluída no item saudável. Os 3 finalistas desta categoria, do projeto do DIÁRIO Passaporte Belém - O Melhor da Gastronomia, mostram isso.

O cardápio não conta apenas com salada, mas também com carnes deliciosas, alimentos orgânicos e acessível para todos, incluindo quem tem alergias e intolerâncias a certos componentes. Santa Orgânica, Mango e Grão Culinária Saudável fazem parte da nova geração de restaurantes e concorrem à Estrela Azul, prêmio que o DIÁRIO entregará no próximo dia 14 de março.

Conheça um pouco destes restaurantes.

GRÃO CULINÁRIA SAUDÁVEL

O restaurante nasceu a partir de uma reeducação alimentar do próprio dono, Mário Monte. O primeiro contato com os conceitos de alimentação saudável surgiu em uma viagem ao Rio de Janeiro. “Vi que era possível comer bem e de forma saudável. Depois, vi que não tinha esse tipo de opção em Belém e decidi abrir o Grão”, conta Mário. Depois da ideia, ocorreram mais viagens e pesquisas para acertar o ponto. Em 2013, abriu o restaurante. Lá, tem pratos para quem tem intolerância a glúten, lactose e outros componentes. O cardápio é montado por uma chef paulista que instrui a equipe de cozinheiros do restaurante a cada 6 meses. O destaque vai para o filhote grelhado com molho de cupuaçu, acompanhado de risoto de arroz negro com jambu.

Endereço: travessa Dom Pedro I, 546, entre Municipalidade e Senador Lemos, bairro Umarizal. Funcionamento: De segunda a sábado,das 11h30 às 22h. Domingo, das 11h30 às 16h.Tel.: (91) 3222-6056

SANTA ORGÂNICA

Márcia Peixoto atuava como advogada quando o seu marido começou um tratamento que exigia uma alimentação saudável. Ao ver a pouca quantidade de opção em Belém, decidiu largar a profissão e abrir seu próprio restaurante de gastronomia funcional, em 2015. O Santa Orgânica dispõe de alimentos orgânicos, sem glúten e sem lactose de várias formas, desde carnes a saladas. “A gente tenta reunir saúde e sabor num ambiente confortável e com boa música”, enfatiza Márcia. Um prato destaque do restaurante é o camarão com espaguete e palmito pupunha, ao molho pesto da casa.

Endereço: avenida Gentil Bittencourt, 1575, entre Alcindo Cacela e 14 de Março – São BrásFuncionamento: Diariamente, das12h às 15hh30 e das 19h às 23hTel.: (91) 2121-6222

MANGO

Quando a psicóloga Lívia Meira e seu marido, o publicitário Frederico Fragola perceberam que Belém tinha demanda de alimentação saudável, mas ainda com poucas opções de restaurante, decidiram inaugurar o seu próprio. Fazendo referência à “cidade das mangueiras”, como Belém é chamada, o “Mango” propõe alimentação de qualidade, com sabor e sem grandes restrições. “Investimos no atendimento e no espaço aconchegante, moderno e descolado”, acrescenta Lívia. No início, os proprietários contrataram consultorias de chefs para montar o cardápio. Hoje, eles mesmos fazem as criações. Frederico, inclusive, faz especialização em Gastronomia. São diversos tipos de pratos, de massas a carnes e sopas, para agradar os variados paladares. Um dos mais famosos é a salada regional de camarão, com cebola, feijão Santarém e tomate em cubos, temperada com azeites e molho de tucupi e, lógico, camarões.

Endereço: avenida Braz de Aguiar, 593, entre Rui Barbosa e Quintino Bocaiúva, bairro Nazaré.Funcionamento: das 11h30 às 22h (fecha domingo)Tel.: (91) 3199-2731

O MELHOR DA GASTRONOMIA

O Passaporte Belém - O Melhor da Gastronomia foi elaborado a partir da indicação de 16 personalidades da capital paraense, que montaram um ranking gastronômico, no qual cada jurado indicou seus favoritos em 23 categorias, como hamburgueria, italiano, peixaria, japonês, açaí, entre outras. A ser lançado no dia 14 de março, em grande evento, o guia de bolso “Passaporte Belém, O Melhor da Gastronomia” trará informações de todos os mais de 100 estabelecimentos indicados pelo corpo de jurados. O grande destaque será para o campeão de cada categoria, que será premiado com a Estrela Azul, troféu do projeto e símbolo da qualidade da comida e do serviço dos estabelecimentos de Belém.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias