plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Hundertmark prepara inauguração de Buiagu

O nome veio do tupi guarani: Buiagu significa “natural de terras quentes”. E onde mais haviam de ser essas terras se não em Belém? Assim, inspirado pelo que a cidade tem a oferecer para a gastronomia contemporânea, amazônica, o chef Roberto Hundertmark in

O nome veio do tupi guarani: Buiagu significa “natural de terras quentes”. E onde mais haviam de ser essas terras se não em Belém? Assim, inspirado pelo que a cidade tem a oferecer para a gastronomia contemporânea, amazônica, o chef Roberto Hundertmark inaugura seu novo restaurante, localizado dentro do hotel Quinta das Pedras, no bairro da Cidade Velha. No menu, receitas degustadas com exclusividade durante os “jantares secretos” realizados por ele em seu primeiro espaço gourmet, a Casa 117.

“Os jantares vieram da minha experiência em outras cidades, como Buenos Aires e San Sebastian, onde acontece de muitos chefs receberem pessoas em casa para menus degustações. A proposta é promover uma culinária paraense contemporânea a um preço acessível”, comenta o chef.

No espaço anterior, sua própria casa, em uma vila no bairro de Nazaré, ele conta, boa parte do que era a proposta de seus menus foi muito bem recebido, graças também ao clima proporcionado pelo ambiente. “Tudo fica mais próximo e intimista, fica mais fácil promover a interação entre pessoas que não se conhecem justamente por estarem em um ambiente confortável de uma casa”, diz ele, que costumava receber uma média de 20 pessoas nos últimos jantares realizados em 2016.

Os jantares secretos tinham duas edições ao mês, mas tudo muda com o novo projeto. Esse ano, o chef pretende transformar os jantares em algo mais frequente, apoiados pelo seu novo restaurante, o Buiagu. “É um lugar mais amplo, permanentemente aberto, onde as pessoas podem receber a mesma experiência que as servia em casa, em um espaço tão aconchegante quanto a minha residência”, adianta o chef, que em sua cozinha promove uma fusão do tradicional paraense com técnicas internacionais de gastronomia, sem esquecer suas raízes.

Camarões em Terra de Azeitona (Foto: Divulgação)

“Sim, Paulo Martins é uma inspiração para qualquer chef, mas sem esquecer das vendas de tacacá pela rua, peixe no Ver-o-Peso, os batedores de açaí e por aí vai...”, completa.

Os novos planos com a abertura do Buiangu não anulam a possibilidade de continuar promovendo algumas edições dos jantares na Casa117, garante Roberto Hundertmark. “Alguns jantares que peçam uma característica intimista ainda serão em casa. Mas neste momento receberemos nossos convidados no espaço incrível onde fica o Buiagu, uma construção do século 18, na Cidade Velha”, destaca. O envolvimento dele com o novo projeto fez, inclusive, que um dos jantares, marcados para este sábado, fosse cancelado.

“Justamente com o projeto do novo restaurante, o menu secreto não vai acontecer esse mês. Mas vários pratos que estiveram no menu agora estarão no cardápio do Buiagu, mas não mais secretos”, diz ele.

E é um menu a se levar a sério. Estamos falando de Camarões em Terra de Azeitona, Crocantes de Tapioca, Filhote com Consomê de Acerola, além de Bife Ancho com Purê de Banana da Terra e Torresmo de Arroz, ou mesmo Barriga de Porco com Aligot e Espuma de Goiaba.

A inauguração do novo restaurante ocorre na primeira semana de fevereiro, mas o local já está aberto em regime de soft open, “fazendo aparas para inaugurarmos com um grau de excelência, em se falando em cozinha, atendimento e bar”, pontua o chef.

BUIAGU

Onde: Hotel Quinta das Pedras (Rua Dr Assis, 834. Cidade Velha).
Inauguração: 1º de fevereiro
Funcionamento: Todos os dias, para almoço e jantar.


CASA 117

Onde: Av. Nazaré, 316, Vila Jardim São Luís, 117 – Nazaré

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias