plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADE GASTRONÔMICA

Você sabia que a cor do prato pode influenciar em nossas escolhas alimentares? 

Certamente você já ouviu aquela frase “nós somos aquilo que comemos”, e isso de fato é verdade, pois cada vez mais, estudos e análises da ciência nutricional comprovam a eficácia de seguirmos uma alimentação saudável, equilibrada e de acordo com as nos

Imagem ilustrativa da notícia Você sabia que a cor do prato pode influenciar em nossas escolhas alimentares? 

Certamente você já ouviu aquela frase “nós somos aquilo que comemos”, e isso de fato é verdade, pois cada vez mais, estudos e análises da ciência nutricional comprovam a eficácia de seguirmos uma alimentação saudável, equilibrada e de acordo com as nossas necessidades.

Não há como negar que a alimentação faz parte dos hábitos culturais de cada pessoa. Nós carregamos, desde o nascimento, as raízes e tradições gastronômicas e, por isso, crenças de senso comum, folclores e histórias, que cercam ingredientes e receitas, ainda são levadas muito em consideração, mesmo com as explicações científicas desmistificando essas lendas.

Por isso, historicamente, os assuntos que envolvem a nossa alimentação sempre vêm à tona, trazendo muitas dúvidas e, claro, curiosidades. Uma dessas curiosidades diz respeito a cor do prato que pode influenciar em nossas escolhas alimentares.

Muito mais do que uma bela apresentação, a cor do prato pode interferir naquilo que comemos. Pesquisadores da Universidade de Oxford, nos EUA, chegaram à conclusão que pratos coloridos fazem as pessoas comerem menos e se sintam mais desconfortáveis durante a refeição. Enquanto isso, os pratos brancos e monocromáticos fazem comer mais e com uma melhor sensação de prazer e saciedade.

Isso se deve porque os pratos coloridos, como vermelho, por exemplo, ligam instintivamente um "alerta de perigo" em nosso cérebro, enquanto os pratos brancos são mais acessíveis às combinações de ingredientes.

Alimentos que combinam: Você conhece a sinergia alimentar?

Muitos alimentos combinam, contudo, poucos realmente se completam. Essa é a função da sinergia alimentar. Ao juntar dois ou mais ingredientes, potencializar, não só os sabores do prato, mas como seus valores nutricionais.

Misturar doces com salgados, quem nunca tentou? A harmonização de sabores culinários é uma ação essencial para formar os nossos hábitos alimentares. Contudo, a combinação de ingredientes precisa de muito mais para suprir as nossas necessidades. Quando falamos em comida, a união dos alimentos deve ser bem elaborada e amplamente experimentada, por isso, cada vez mais, a ciência gastronômica estuda receitas que se completam, não só no paladar, mas como na potencialização dos nutrientes para a melhor absorção em nosso organismo. Essa é a chamada "sinergia alimentar".

A sinergia alimentar acontece quando combinamos dois alimentos ou mais, ingeridos juntos, seus compostos são absorvidos ao mesmo tempo e circulam simultaneamente em nível celular. Arroz com feijão, ou queijo e goiabada, por exemplo, são tradicionais alimentos que, juntos, agregam os mais diversos valores em um prato.

Exemplos de combinações alimentares e seus benefícios

Arroz com feijão: Combinação perfeita de carboidratos e proteínas, fornece um aminoácido (Triptofano) que aumenta a produção do hormônio do bem-estar (serotonina);

Laranja e feijoada: Comer aquela laranja não somente após uma feijoada, mas junto com feijões simples, potencializa a absorção de ferro e melhora a digestão.

Queijo com goiabada: Nada melhor que equilibrar o índice glicêmico de um doce incluindo proteínas. Isso evita a hipoglicemia.

Frutas ou iogurte + cereais integrais: Acrescentar fibras ao alimentos, melhora o processo digestivo.

Abacaxi e carne: Acrescentar rodelas de abacaxi depois de um churrasco, na carne assada, com canela ou não, oferece uma enzima muito importante na digestão de carnes, a bromelina. Isso reduz aquela sensação de estômago pesado.

Tomate + Abacate: Se você não costuma frequentar restaurantes mexicanos, ou não conhece a culinária deste país, pode achar estranha a combinação, mas acredite, esta união merece ser experimentada. O "guacamole" é uma iguaria típica mexicana, mas também muito encontrado nos EUA. É um acompanhamento para saladas, sanduíches, comidas e aperitivos. Muito saboroso, sua composição tem o poder de prevenir o envelhecimento

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias