plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Confira cinco mitos e verdades sobre a perda de audição

A deficiência auditiva pode ser causada por diversos fatores, como o envelhecimento, por exemplo, que é um dos principais motivos para esse tipo de problema. Segundo dados do Hear-it, site referência na questão, a capacidade de ouvir piora a partir dos 40

A deficiência auditiva pode ser causada por diversos fatores, como o envelhecimento, por exemplo, que é um dos principais motivos para esse tipo de problema. Segundo dados do Hear-it, site referência na questão, a capacidade de ouvir piora a partir dos 40 anos de idade e mais da metade das pessoas, ao atingir os 80, sofre significantemente da deficiência, chamada de Presbiacusia quando relacionada à idade. Outro motivo comum que pode levar a perda auditiva é exposição a ruídos.

Pensando nisso, a fonoaudióloga Viviane Chein destacou os principais mitos e verdades sobre o tema. Confira:

1 – ESCUTAR MÚSICA ALTA EM FONES DE OUVIDO PODE CAUSAR SURDEZ?

Verdade! Segundo a fonouaudióloga Viviane Chein a perda de audição ocorre porque o som muito alto causa danos nas células sensoriais auditivas e essas não se regeneram. “O limite de exposição a sons recomendado é de 85 decibéis e o tempo de exposição não pode ultrapassar 8 horas”, alerta. Foi o caso do cantor britânico Brian Johnson, líder do AC/DC, que desde 2016 menciona o problema em entrevistas e palestras.

2 – PERDA AUDITIVA NÃO TEM SOLUÇÃO?

Mito! Em grande parte dos casos, a perda pode ser tratada com o uso de aparelhos específicos. Viviane conta que os dispositivos estão cada vez mais modernos e confortáveis. “Eles são capazes de amplificar os sons, ajudando as pessoas no processo de reabilitaç]ao auditiva de maneira bastante eficaz”, conta.

3 – ZUMBIDO E SENSAÇÃO DE TONTURA PODEM SER SINTOMAS DE PERDA AUDITIVA?

Verdade. Para a fonoaudióloga, tanto o zumbido quanto a sensação de tontura, podem ser indícios de problemas auditivos. “O ideal é procurar um profissional habilitado, que seja capaz de fazer o diagnóstico e indicar o melhor tipo de tratamento”, pontua.

Leia mais:

4 – INFECÇÃO DE OUVIDO PODE CAUSAR PERDA DE AUDIÇÃO?

Verdade! As infecções de ouvido – otites –, podem trazer transtornos caso ocorram de forma repetitiva. “É necessário ficar atento, em especial no caso de crianças, que são mais sucetíveis a inflamações”, ressalta Viviane. Para evitá-las, o ideal é manter os ouvidos secos e tratar de maneira adequada gripes e dificuldades respiratórias, pois essas podem estar ligadas diretamente a audição. Não podemos deixar de ressaltar que a qualquer sinal de dificuldades é importante procurar seu médico otorrinolaringologista para avaliação detalhada.

6- CERA DE OUVIDO EM EXCESSO PODE DEIXAR SURDO?

Mito. O acúmulo de cera pode impedir o som de chegar ao tímpano. Entretanto, não é um problema que possa causar sudez. “Esse tipo de caso pode ser resolvido com a remoção do excesso de cerume e, posteriormente, a pessoa conseguirá ouvir de forma adequada”, finaliza a fonoaudióloga.

(Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias