plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Confira a lista com 10 músicas machistas para você tirar da sua playlist

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e, nesta data tão emblemática, nada melhor que dar uma atenção especial ao conteúdo das músicas que o público feminino tem ouvido. Você já notou que algumas músicas favoritas - e que grudam na cabeça feito chiclete - p

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e, nesta data tão emblemática, nada melhor que dar uma atenção especial ao conteúdo das músicas que o público feminino tem ouvido. Você já notou que algumas músicas favoritas - e que grudam na cabeça feito chiclete - podem reproduzir discursos machistas? Para ajudá-lo a detectar algumas das músicas que reforçam estereótipos, nós preparamos uma lista para você tirar de vez essas músicas da sua playlist.

Confira:

#1. 'Esse Cara Sou Eu' - Roberto Carlos

"O cara que pega você pelo braço/ Esbarra em quem for que interrompa seus passos/ Está do seu lado pro que der e vier/ O herói esperado por toda mulher"

A música tema da novela "Salve Jorge" e interpretada pelo "Rei" Roberto Carlos, sem dúvidas, grudou na sua cabeça durante um bom tempo. Porém, sem perceber, o contéudo da canção apresenta uma suposta dependência da mulher diante da figura masculina e ainda reforça a ideia de que "toda mulher espera um herói". E é óbvio que sabemos que a vida não é nada assim.

#2. 'Maria Chiquinha' - Sandy e Júnior

Se você cresceu cantando essa música e achando a coisa mais fofa do mundo a dupla Sandy e Júnior cantando a canção tão criança, acredite que você não é o único. Milhões de brasileiros cantaram em alto e bom som a música que retrata uma relação abusiva. Na história, Genaro (Junior) pressiona Maria Chiquinha (Sandy) para dizer onde ela estava e com quem. No final, ele diz que irá cortar a cabeça dela fora, incitando a violência contra a mulher, além de ainda insinuar uma prática de necrofilia.

#3. 'Lôraburra' - Gabriel Pensador

Uma música que, pelo título, já deveria ser reprovada logo de cara. Afinal, desde quando inteligência é classificada pelo gênero ou cor do cabelo? Isso já explica o resto.

#4. 'Ciúme' - Ultraje a Rigor

"Levar uma vida moderninha e poder deixar a minha menininha sair sozinha" é um dos clássicos da contradição. Ao mesmo tempo em que a letra tenta ser libertária, na verdade, é irônica e exalta a possessividade nos relacionamentos que oprime as mulheres - e também os homens.

#5. 'Ai, que Saudade da Amélia' - Mario Lago

Composta por Mário Lago e Ataulfo Alves, a música entrou no imaginário popular e Amélia virou sinônimo de um certo tipo de dona de casa. Não ter "vaidade" e "achar bonito não ter o que comer" acabaram se tornando qualidades inerentes das Amélias, uma espécie de estereótipo do verdadeiro "lugar da mulher na sociedade".

#6. 'Trepadeira' - Emicida

A letra de uma das músicas do rapper Emicida gerou polêmica ao trazer trocadilhos pra lá de machistas. Na época em que a canção foi lançada, o cantor teve um embate com militantes feministas que alegaram que a música "repercute o discurso hegemônico que deprecia a mulher sexualmente livre e justica a violência com base no comportamento dela".

#7. 'Calma' - Jorge & Mateus

A música de uma das duplas de maior sucesso no Brasil apresenta uma espécie de "ajuda" para as mulheres "terem calma" e com suas inseguranças. Essa prática é conhecida como "mansplaining", onde um homem explica algo a uma mulher de forma condescendente. A dica para quem costuma ter esse tipo de atitude é: Apenas PAREM!

#8. 'Cuida bem dela' - Henrique & Juliano

Uma das canções mais ouvidas na carreira da dupla mostra um homem apresentando uma mulher como se fosse um Passat 87 para que acabou de vender para um amigo ou conhecido. Que tal deixar bem claro uma coisinha aqui, queridos homens: mulher não é um objeto que se entrega e diz, "tome cuidado com isso". Outra coisa bem importante: mulher nenhuma é coitadinha e precisa que alguém cuide dela.

#9. 'Run For Your Life' - The Beatles

A banda clássica "The Beatles" não poderia ficar de fora da nossa lista. Afinal, a letra da música "Run For Your Life" traz um conteúdo marcante sobre a violência contra a mulher. Na canção, ele prefere ver a companheira morta a vê-la com outro homem. Não precisamos comentar mais nada, né?

#10. 'Since I've Been Loving You' - Led Zeppelin

Todos nós sabemos que Led Zeppelin é uma das bandas mais incríveis de todos os tempos, mas, nem tudo é feito, minha gente. Na letra de "Since I've Been Loving You", Robert Plant mostra toda a chateação de um homem que parece ser um provedor, frente a uma mulher que "nega o seu amor", e se transforma em interesseira, ardilosa, por não atingir às expectativas dele.

(Com informações do Huffpost Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias