Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


31°
R$
Elas

Receitas caseiras de produto de limpeza são risco a saúde. Saiba mais

quinta-feira, 07/03/2019, 14:57 - Atualizado em 07/03/2019, 15:16 - Autor:


O compartilhamento de vídeos com instruções e receitas para a produção de produtos de limpeza a partir de ingredientes caseiros, como vinagre e bicarbonato de sódio, é cada vez mais comum. A tendência do "do it yourself" ou "faça você mesmo" já não se restringe apenas aos trabalhos manuais.


Embora a ideia de receitas com efeitos milagrosos pareça interessante, elas nem sempre possuem a eficácia esperada e, pior que isso, são potencialmente perigosas. Enquanto os produtos de limpeza disponíveis no mercado são o resultado de diversas pesquisas e testes para comprovar performance, compatibilidade e estabilidade; a mistura indiscriminada de ingredientes pode originar subprodutos com efeitos tóxicos e prejudiciais à saúde.


Leia mais:



A combinação de água sanitária e amaciante, por exemplo, pode resultar na liberação de cloro na forma de gás, uma substância com efeitos asfixiantes e tóxicos. Com mecanismo semelhante, combinações com limpadores amoniacais levam à formação de cloraminas, também danosas. O vinagre, muito comum nas receitas da internet também apresenta riscos. Quando misturado ao bicarbonato de sódio, há a formação de subprodutos potencialmente prejudiciais à saúde pois, caso inalados ou em contato com a pele, podem levar à irritação, sensibilidade e problemas respiratórios.


Os formuladores responsáveis pelo desenvolvimento de produtos de limpeza realizam inúmeros testes e combinações de ingredientes em várias dosagens para avaliar a efetividade da fórmula, além da sua segurança. Assim, mesmo para usos mais específicos, como a remoção de manchas, existem opções adequadas no mercado. As consequências e os riscos das receitas caseiras não devem ser ignorados, a opção mais segura é utilizar os produtos desenvolvidos por especialistas e de acordo com a recomendação dos fabricantes.


(Com informações da Assessoria)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS