Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
Elas

Alerta: bebidas falsificadas podem causar cegueira; saiba como se proteger

segunda-feira, 04/03/2019, 12:47 - Atualizado em 04/03/2019, 13:17 - Autor:


É Carnaval e o consumo de bebidas alcóolicas nesse período aumenta e muito. Segundo dados do Ministério da Saúde, a ingestão abusiva de álcool atinge 27,1% dos homens e 19,1% das mulheres em todo o país. O problema nessa época em que a bebida acaba sendo consumida de forma exagerada é a comercialização por destilarias clandestinas de bebidas com mais metanol do que o permitido pela legislação. 


De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, dependendo da concentração, a substância pode causar neurite óptica, uma lesão que atinge o nervo óptico e que pode levar à perda definitiva da visão. Ainda segundo o especialista, o máximo de metanol permitido nos destilados pela legislação é 0,25ml/100 ml de álcool anidro, limite que geralmente é desrespeitado no uísque, vodka e até na cachaça falsificada. 


SINTOMAS E DIAGNÓSTICO


Entre os sintomas mais recorrentes estão dor de cabeça, náuseas, vômitos , queda na visão de contraste e até cegueira. Simultaneamente causa danos nos rins. fígado, coração, pâncreas e até alterações na camada externa do cérebro. A intensidade das reações varia conforme a quantidade ingerida da bebida. É importante ressaltar que nem sempre a intoxicação é percebida, porém, alguns sinais podem ser percebidos depois de algum tempo. 


O diagnóstico é realizado pelo oftalmologista através de exames como campo visual, OCT (tomografia de coerência óptica), fundoscopia, retino angiográfica e ressonância nuclear magnética dos nervos ópticos. “Dependendo do caso tratamos em conjunto com um neurologista”, afirma o especialista.


Outro ponto que deve servir de alerta é o risco maior para as mulheres. Estudos mostram que mulheres afetadas pela neurite óptica têm o dobro de chance de ter esclerose múltipla quando comparadas aos homens. 


Leia mais:



COMO TRATAR


O tratamento é feito a partir de uma avaliação de casa caso, mas geralmente são aplicadas injeções de corticóide para diminuir a inflamação do vervo óptico. A recuperação pode demorar semanas ou meses. Além disso, há riscos de ocorrer queda da visão de contraste e de cores, mesmo em casos onde a exposição ao metanol é pequena. 


COMO PREVENIR 


A melhor forma de prevenção é evitar o consumo de bebidas falsificadas. Antes de comprar qualquer bebida no Carnaval fique atento aos seguintes fatores: 


Evite o consumo de bebidas que não possa checar o rótuloChecar o lacre da garrafaVerificar no rótulo da garrafa o registro do Ministério da Agricultura


(Com informações do Notícias ao Minuto) 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS