plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Especialista recomenda sexo por pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana

Praticar sexo com frequência, além de garantir prazer e bem estar, garante benefícios para o corpo e mente. Saiba quais são as vantagens para equilibrar a saúde física e mental e manter uma vida sexual ativa. Casal de idosos é flagrado fazendo sexo no

Praticar sexo com frequência, além de garantir prazer e bem estar, garante benefícios para o corpo e mente. Saiba quais são as vantagens para equilibrar a saúde física e mental e manter uma vida sexual ativa.

1. Proteção cardiovascular

De acordo com o cardiologista José Lazolli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Desporto, é recomendado fazer sexo por pelo menos 30 minutos por dia, no mínimo cinco vezes na semana. "Durante a relação sexual, como na prática de exercício físico moderado, há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial".

"Nem todos conseguem fazer sexo com essa duração e frequência", analisa o especialista. Uma boa alternativa é praticar corrida ou caminhada pela manhã, por exemplo.

2. Um remédio contra a dor

A endorfina, é uma das substâncias produzidas durante o sexo, e liberada também quando se pratica exercício físico. Ela é capaz de aliviar sensações dolorosas e é descarregada durante o orgasmo e sua ação se prolonga após o ato sexual. "É o maior analgésico do nosso corpo", afirma a médica Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, à publicação.

3. Liberta-o do estresse

A Universidade de Paisley, na Escócia, fez um estudo que constatou que os voluntários que faziam sexo com penetração se davam melhor a situações estressantes. "A atividade sexual diminui o nível de ansiedade", explica o urologista Joaquim de Almeida Claro, da Universidade de São Paulo (USP).

4. Melhora a autoestima

"A autoestima melhora porque a pessoa se sente desejado pelo outro", resume a psicóloga Ana Canosa.

"Os preliminares também são fundamentais, sobretudo para a mulher, que necessita de ser tocada e beijada. A excitação promove uma maior libertação de hormônios, aumentando o tamanho do canal vaginal e as chances de chegar ao orgasmo", acrescenta.

5. Mais prazer, menos gordura

"O esforço da atividade sexual equivale, em média, a caminhar a 7,5 quilômetros por hora", calcula o cardiologista José Lazzoli. "Dependendo da intensidade da relação, é possível queimar entre 100 a 300 calorias", contabiliza.

6. Defesas reforçadas

Pesquisadores norte americanos sugerem que, sexo uma ou duas vezes na semana deixa o sistema imunológico mais preparado para se defender de ameaças. Eles compararam amostras de saliva de pessoas sexualmente ativas com as de voluntários que não tinham uma vida sexual muito ativa. Eles concluíram que pessoas que praticam mais sexo apresentam mais anticorpos.

7. Fortalece os músculos

Fazer sexo exige esforço de alguns musculos – apesar de não equivaler a um treino de musculação. Tudo depende das posições, mas é possível trabalhar coxas, dorso e o abdômen. Nas mulheres, a relação ainda requer a movimentação dos músculos da vagina, o que contribuí para a prevenção de incontinência e de perdas involuntárias de urina.

8. Lubrificação

Sobretudo para as mulheres que estão na menopausa, um dos principais reflexos da queda dos níveis de estrogênio é a falta de lubrificação na vagina – um problema bastante comum, que leva à secura nessa região. "As mulheres que, após essa fase, mantêm relações sexuais tendem a apresentar menos atrofia do órgão genital", conta a ginecologista Carolina Carvalho Ambrogini, da Universidade Federal de São Paulo.

9. Ajuda a dormir melhor

"A relação favorece o relaxamento muscular", afirma o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano. Isso porque, o orgasmo faz com que o corpo receba várias substâncias que provocam uma mistura de bem-estar e exaustão. "O sono é geralmente intenso depois de uma sessão de sexo", conclui Ambrogini.

Ou seja, motivos para fazer sexo não faltam, então desfrute. Relaxe e sinta-se bem!

(Com informações do Portal Notícias ao Minuto)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias