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Confira dicas para manter a saúde dos pés e da coluna no Carnaval

quarta-feira, 20/02/2019, 13:03 - Atualizado em 20/02/2019, 13:31 - Autor:


Faltam poucos dias para o Carnaval e muita gente já tem se preparado para curtir a folia. Porém, o que a maioria das pessoas esquece é de cuidar da saúde dos pés e da coluna. A rotina de quem leva os dias de folia a sério, geralmente, é cansativa e longa, então, é fundamental ter cautela na hora de aproveitar a curtição. 


O peso excessivo nos pés e na coluna podem trazer grandes danos à saúde. O ortopedista, cirurgião de coluna vertebral e professor, Luiz Cláudio Lacerda, e o ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo com ênfase em tratamento de atletas, Rafael da Rocha Macedo, dão algumas orientações para que você aproveite a folia sem nenhum problema. Confira: 


Preparar o corpo antes da folia é fundamental


Uma sequência de alongamentos, com movimentos simples, garantem mais agilidade, elasticidade e previne lesões para as muitas horas de dança. "Fazer movimentos circulares com os tornozelos e apoiar as pontas dos pés em um degrau forçando os calcanhares para baixo ajuda a esticar a musculatura detrás das pernas. Além disso, vale também uma caminhada para preparar o sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões para o esforço", aconselha Luiz Macedo.


Atenção com a alimentação e com o consumo de água


Evitar consumir comidas pesadas e de difícil digestão até duas horas antes do desfile e não se esquecer de manter o corpo hidratado. "A hidratação é essencial, pois as altas temperaturas do verão aumentam a perda hídrica do corpo por meio do suor", orienta Macedo.


Fortalecimento muscular


Na hora da festa, o peso das fantasias também deve ser considerado. Para essa preparação, o fortalecimento da musculatura não pode ficar de fora, pois ela é uma grande aliada da estabilização da coluna vertebral. "Sem esse fortalecimento, nossa coluna fica vulnerável e mais sujeita a lesões. Para isso pode-se investir na musculação, aeróbica, pilates e exercícios que garantem mais proteção para a região ", explica Lacerda.


Cuidados com a postura


Jogar o ombro para trás e contrair a barriga já ajusta boa parte do problema da má postura. Ao andar, sambar e coreografar, é fundamental esse cuidado.


Cuidado com a escolha da sandália 


Sandálias de salto alto são obrigatórias para compor a fantasias das passistas, porém é preciso cautela na hora da escolha desse item, pois pode causar torções, bolhas e até calos. "O indicado são as sandálias com proteção no calcanhar e preferência as de plataforma ou meia-pata, pois dão mais sustentabilidade ao corpo e não causam tanta inclinação nos pés, o que diminui as chances de queda. Se não for possível, pelo menos use uma palmilha confortável, para amenizar o impacto", recomenda o ortopedista especialista em pé e tornozelo.


Tiras das sandálias podem ser um problema 


Caso a passista opte por sandálias com tiras nas pernas, o ideal é escolher um material confortável, de tiras grossas e que não aperte, pois quando não adequadas podem machucar a região e formar uma pressão nos pés, diminuindo a circulação sanguínea.


"Caia na folia sempre cuidando do seu corpo e respeitando os seus limites. Afinal, o ano está só começando e você precisará manter a saúde em dia pelo resto dele. E em caso de qualquer sinal diferente ou dor procure a ajuda de um profissional especializado", finaliza Macedo.


(Com informações do Notícias ao Minuto)

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