Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Elas

Alcoolismo: doença que precisa de tratamento e apoio familiar

sexta-feira, 15/02/2019, 17:00 - Atualizado em 18/02/2019, 17:53 - Autor:


Cercado pela desinformação que gera preconceitos sobre o tema, o alcoolismo é uma doença, séria e grave, que afeta não apenas a saúde física, mas também a saúde emocional da pessoa doente e de seus familiares e amigos próximos.


O dia 18 de fevereiro foi instituído o Dia Nacional de Nacional de Combate ao Alcoolismo, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os perigos do consumo excessivo de álcool e a quebra de preconceitos contra a doença, uma vez que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é um dos países que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo.


O ALCOOLISMO


Uma doença, por vezes silenciosa, que acaba reverberando na vida da pessoa. Existem alguns fatores, como, por exemplo, ansiedade, depressão. Para o psicólogo do Hapvida, André Assunção, alcoolismo não é, como muitos dizem, uma questão de falta de vergonha ou de força de vontade, a pessoa não tem condições de lutar contra a impulso que a bebida causa por um fator de adoecimento, que atinge também o seu psicológico. Por isso o apoio dos demais a sua volta, é tão importante.


“Sendo assim, o apoio da família e amigos é muito importante, pois em muitos casos a pessoa não consegue reagir ao impulso e a dependência química que a bebida causa. Ela precisa do incentivo, apoio e suporte de outras pessoas para aderir ao tratamento e se desvencilhar da bebida, substituindo a droga por algo saudável e pertinente a sua vida”.


Segundo pesquisa da OMS – Organização Mundial de Saúde entre 2016 e 2017, o Brasileiro consumiu mais álcool que toda média mundial, chegando a 8,9 litros e superando a média internacional que era de 6,4 litros por pessoa, colocando o país na lista dos 50 países que mais consomem álcool no mundo.


Sensível à realidade de inúmeros brasileiros, o Hapvida Saúde promove, no próximo sábado (16), a partir das 06h, no Portal da Amazônia, uma programação de saúde, para toda a família, com corridas, aulas de ritmos e dança, treinos funcional, aquecimento para o carnaval, além de muitas informações para alertar a todos sobre os perigos do alcoolismo.


(Com informações do Hapvida Saúde)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS