plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Seu filho costuma ter falta de atenção e atraso na escola? Isso pode ser sinal de autismo

O semestre letivo está começando e, com ele, os pais costumam iniciar as cobranças referentes a um bom desempenho na vida escolar de seus filhos. Porém, alguns sinais que interferem diretamente no desempenho escolar devem ser analisados nas crianças e ado

O semestre letivo está começando e, com ele, os pais costumam iniciar as cobranças referentes a um bom desempenho na vida escolar de seus filhos. Porém, alguns sinais que interferem diretamente no desempenho escolar devem ser analisados nas crianças e adolescentes. Entre eles, a falta de atenção, dificuldade de acompanhar a rotina de estudos da turma e pouca interação com os colegas. Esses sinais podem indicar a presença do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo.

Caso seja identificado, os pais não precisam entrar em desespero. É claro que o transtorno pode impactar diretamente no rendimento escolar, mas o autismo tem tratamento, como explica a neuropsicóloga Karina Medrado. "O autismo não tem cura, porém, quanto mais cedo for identificado, mais eficaz é o tratamento".

De acordo com a especialista, a maioria dos pais demoram a procurar um profissional, esperando um quadro de melhora dos filhos, o que pode dificultar o tratamento. "Às vezes me procuram muito tarde, com crianças de sete, oito anos e isso torna o tratamento mais difícil", destaca a neuropsicóloga.

O número de diagnósticos de autismo em adolescentes tem aumentado e isso é consequência direta da falta de procura de um profissional ainda nos primeiros anos de vida. A melhor forma de garantir um atendimento adequado e especializado nas escolas é identifcar o transtorno ainda cedo.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias