Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
Elas

Seu filho costuma ter falta de atenção e atraso na escola? Isso pode ser sinal de autismo

sexta-feira, 15/02/2019, 15:11 - Atualizado em 15/02/2019, 15:44 - Autor:


O semestre letivo está começando e, com ele, os pais costumam iniciar as cobranças referentes a um bom desempenho na vida escolar de seus filhos. Porém, alguns sinais que interferem diretamente no desempenho escolar devem ser analisados nas crianças e adolescentes. Entre eles, a falta de atenção, dificuldade de acompanhar a rotina de estudos da turma e pouca interação com os colegas. Esses sinais podem indicar a presença do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo. 


Caso seja identificado, os pais não precisam entrar em desespero. É claro que o transtorno pode impactar diretamente no rendimento escolar, mas o autismo tem tratamento, como explica a neuropsicóloga Karina Medrado. "O autismo não tem cura, porém, quanto mais cedo for identificado, mais eficaz é o tratamento". 


De acordo com a especialista, a maioria dos pais demoram a procurar um profissional, esperando um quadro de melhora dos filhos, o que pode dificultar o tratamento. "Às vezes me procuram muito tarde, com crianças de sete, oito anos e isso torna o tratamento mais difícil", destaca a neuropsicóloga. 


O número de diagnósticos de autismo em adolescentes tem aumentado e isso é consequência direta da falta de procura de um profissional ainda nos primeiros anos de vida. A melhor forma de garantir um atendimento adequado e especializado nas escolas é identifcar o transtorno ainda cedo. 


(DOL) 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS