plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ELAS

Pizza no café da manhã é mais saudável do que cereal?

Um artigo sobre pizza no café da manhã voltou a viralizar no Facbook, em que o autor, após ouvir nutricionistas, chegou à conclusão de que é melhor comer pizza pela manhã do que a maioria dos cereais matinais. As informações são do UOL. No entanto, há ce

Um artigo sobre pizza no café da manhã voltou a viralizar no Facbook, em que o autor, após ouvir nutricionistas, chegou à conclusão de que é melhor comer pizza pela manhã do que a maioria dos cereais matinais. As informações são do UOL.

No entanto, há cereais e cereais, pizzas e pizzas. Mas afinal, a pizza de mussarela e os cereais açucarados que as crianças tanto gostam não fazem mal?

As duas marcas mais famosas direcionadas ao público infantil, Sucrilhos e Froot Loops, têm 12 gramas de açúcar em cada porção de 30 gramas, ou seja, o açúcar corresponde a 40% do peso total do alimento.

Ninguém acha estranho quando alguém pede um queijo quente de manhã na padaria, mas a pizza nada mais é do que pão.

Muitos pães vendidos por aí são cheios de aditivos. Que tal, então, aprender a fazer uma pizza com massa que só leva farinha, sal, água e fermento? O colunista Marcos Nogueira, do Folha de S. Paulo compartilha a sua. Veja:

A MASSA

A farinha deve ser rica em proteínas que aglutinam. As marcas italianas de farinha, do tipo 00, são as favoritas dos profissionais.

A massa leva apenas farinha, água, sal e fermento biológico seco. Um pacotinho de fermento por quilo de farinha, duas colheres (sopa) de sal e água o bastante para obter uma massa lisa que não grude nas mãos. É só misturar tudo e amassar.

Deixe a massa fermentar por umas seis horas em temperatura ambiente mais um dia na geladeira. A massa dura fácil uma semana na geladeira.

O MOLHO

Tomates maduros, sal uma pitada de orégano. Só! Triture ou rale os tomates (eu uso um ralador manual), tempere-os e deixe-os sobre uma peneira por pelo menos uma hora, para se livrar do excesso de água que poderia encharcar a massa ao assar.

A COBERTURA

A aposta é numa boa mussarela ou outro queijo que derreta bem. Não use mussarela em soro, que encharca a pizza.

LIGUE O FOGO

Uma hora antes de fazer a pizza, acenda o forno na temperatura máxima. Cinco minutos antes de esticar a massa, coloque a frigideira no fogão, em chama alta.

ABRA A MASSA

Para uma pizza com 25 a 30 centímetros de diâmetro, pegue um pedaço de massa do tamanho de uma laranja grande.

Você pode usar um rolo, mas eu não recomendo: ele estoura os bolsões de gás formados pela fermentação. Abra com as mãos, pressionando suavemente a massa e girando-a sobre uma superfície enfarinhada. Demora até pegar o jeito. Não esmoreça.

NA FRIGIDEIRA

Jogue o disco de massa na frigideira quente e, logo em seguida, espalhe o molho de tomate. Desligue o fogão.

O MAÇARICO

Os melhores são os maçaricos portáteis de solda, vendidos baratinho em lojas de material de construção. Pegue um com acendimento automático.

Assim que desligar o fogo da frigideira, chamusque a borda da pizza. Ela vai inflar e ganhar uns queimadinhos iguais aos da pizza que você come fora. Se o molho estiver muito líquido, use o maçarico para evaporar o excesso de água.

QUEIJO. FORNO. E ACABOU

Cubra com queijo a gosto. Se sua frigideira tiver cabo de metal, meta-a no forno assim que terminar a etapa do maçarico. Caso contrário, transfira a pizza para uma assadeira. Asse por 6 a 8 minutos (vai depender do forno).

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias