Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
Elas

Pizza no café da manhã é mais saudável do que cereal?

quinta-feira, 14/02/2019, 09:12 - Atualizado em 14/02/2019, 09:56 - Autor:


Um artigo sobre pizza no café da manhã voltou a viralizar no Facbook, em que o autor, após ouvir nutricionistas, chegou à conclusão de que é melhor comer pizza pela manhã do que a maioria dos cereais matinais. As informações são do UOL.


No entanto, há cereais e cereais, pizzas e pizzas. Mas afinal, a pizza de mussarela e os cereais açucarados que as crianças tanto gostam não fazem mal?



As duas marcas mais famosas direcionadas ao público infantil, Sucrilhos e Froot Loops, têm 12 gramas de açúcar em cada porção de 30 gramas, ou seja, o açúcar corresponde a 40% do peso total do alimento.


Ninguém acha estranho quando alguém pede um queijo quente de manhã na padaria, mas a pizza nada mais é do que pão.




Muitos pães vendidos por aí são cheios de aditivos. Que tal, então, aprender a fazer uma pizza com massa que só leva farinha, sal, água e fermento? O colunista Marcos Nogueira, do Folha de S. Paulo compartilha a sua. Veja:


A MASSA


A farinha deve ser rica em proteínas que aglutinam. As marcas italianas de farinha, do tipo 00, são as favoritas dos profissionais. 


A massa leva apenas farinha, água, sal e fermento biológico seco. Um pacotinho de fermento por quilo de farinha, duas colheres (sopa) de sal e água o bastante para obter uma massa lisa que não grude nas mãos. É só misturar tudo e amassar.


Deixe a massa fermentar por umas seis horas em temperatura ambiente mais um dia na geladeira. A massa dura fácil uma semana na geladeira. 


O MOLHO


Tomates maduros, sal uma pitada de orégano. Só! Triture ou rale os tomates (eu uso um ralador manual), tempere-os e deixe-os sobre uma peneira por pelo menos uma hora, para se livrar do excesso de água que poderia encharcar a massa ao assar.


A COBERTURA


A aposta é numa boa mussarela ou outro queijo que derreta bem. Não use mussarela em soro, que encharca a pizza.


LIGUE O FOGO


Uma hora antes de fazer a pizza, acenda o forno na temperatura máxima. Cinco minutos antes de esticar a massa, coloque a frigideira no fogão, em chama alta.


ABRA A MASSA


Para uma pizza com 25 a 30 centímetros de diâmetro, pegue um pedaço de massa do tamanho de uma laranja grande.


Você pode usar um rolo, mas eu não recomendo: ele estoura os bolsões de gás formados pela fermentação. Abra com as mãos, pressionando suavemente a massa e girando-a sobre uma superfície enfarinhada. Demora até pegar o jeito. Não esmoreça.


NA FRIGIDEIRA


Jogue o disco de massa na frigideira quente e, logo em seguida, espalhe o molho de tomate. Desligue o fogão.


O MAÇARICO


Os melhores são os maçaricos portáteis de solda, vendidos baratinho em lojas de material de construção. Pegue um com acendimento automático.


Assim que desligar o fogo da frigideira, chamusque a borda da pizza. Ela vai inflar e ganhar uns queimadinhos iguais aos da pizza que você come fora. Se o molho estiver muito líquido, use o maçarico para evaporar o excesso de água.


QUEIJO. FORNO. E ACABOU


Cubra com queijo a gosto. Se sua frigideira tiver cabo de metal, meta-a no forno assim que terminar a etapa do maçarico. Caso contrário, transfira a pizza para uma assadeira. Asse por 6 a 8 minutos (vai depender do forno). 


(Com informações do UOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS