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Não sabe como regular o intestino? Confira as dicas do DOL!

sábado, 08/12/2018, 10:36 - Atualizado em 08/12/2018, 11:08 - Autor:


O bom funcionamento do intestino está diretamente ligado à uma boa alimentação. Um dos alimentos que mais contribuem para que esse processo de digestão ocorra de forma adequada, são as fibras. Para se ter uma ideia, uma pesquisa denominada "O consumo de fibras no Brasil" apontou que 78% dos brasileiros afirmam que consomem fibras, mas apenas 37% relatam ingerir alimentos ricos no elemento mais de uma vez ao dia. 


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão recomendada desse tipo de alimento é de 25 gramas de fibras por dias, porém, a média é de apenas 12g a cada 24 horas no Brasil. Para judá-lo a manter uma boa alimentação, garantindo o bom funcionamento de seu intestino, o DOL separou algumas dicas pra você entender um pouco mais sobre as fibras e como elas podem ser consumidas. 


O primeiro passo é entender que existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis, como explica a a nutricionista Marcia Daskal: "Fibras como as de folhas e de cereais são exemplo das insolúveis, porque elas atravessam o intestino intactas e possuem a função mecânica de fazer uma varredura no intestino, levando consigo partículas de substâncias que não são bem digeridas, para eliminá-las nas fezes. Já a fibras solúveis são dissolvidas na água ou no suco gástrico. Elas se transformam em um gel, como o exemplo da chia, e aumentam o bolo fecal, deixando as fezes mais macias e fáceis de eliminar". 


Já as fibras solúveis podem ser fermentadas pelas bactérias da flora intestinal,, o que gera o aumento na quantidade de microorganismos bons que ajudam o bom funcionamento do intestino. Porém, para que esse processo aconteça da melhor forma possível, é preciso beber bastante água. 


Então, se você tem dificuldade para manter a regularidade do instestino, é hora de mudar a alimentação e começar a consumir cada vez mais as fibras alimentares. 


Ainda está com dúvidas sobre onde encontrar as fibras alimentares? Então, confere aí:




(Com informações do Extra) 

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