Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
Elas

Veja como saber a hora certa do desmame do seu filho

sábado, 17/11/2018, 15:59 - Atualizado em 17/11/2018, 17:11 - Autor:


O leite materno é o principal alimento nos primeiros meses de vida de um bebê, é a principal fonte de proteínas, vitaminas, cálcio, ferro, potássio, entre outros. O leite materno funciona como um anticorpo no organismo dos recém nascidos, estimulando a formação de uma espécie de proteção contra algumas infecções.


A recomendação médica é de que o bebê seja alimentado, exclusivamente, com leite materno até os seis meses de vida, após esse período é necessária a introdução de outros alimentos na dieta, como sucos naturais e papinhas para que a criança adapte o paladar a outros sabores para quando chegar um momento temido tanto pelas crianças quanto pelas mães:o desmame.



(foto: Reprodução)


A Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta que o aleitamento materno deve ser mantido, combinado a outros alimentos, até a idade de dois anos. Porém o órgão esclarece que não há um momento exato para o desmame, a hora certa chegará quando a mãe e o pediatra observarem que o bebê está pronto para a nova rotina, deve-se levar em consideração também o estilo de vida de cada família, a saúde da criança e a produção de leite.


É fundamental que o desmame ocorra de maneira gradual, podendo ser iniciado no sexto mês intercalando com os novos alimentos e fazendo assim a adaptação com o retorno da mãe ao trabalho. Nesse momento é importante fazer o espaçamento entre uma mamada e outra com o objetivo  de produzir a produção de leite e o corpo da mulher também estará se adaptando para o fim do período de amamentação.



(foto: Reprodução)


Quando a criança começar a comer alimentos sólidos, os intervalos entre as mamadas serão maiores. Porém, a criança ainda pedirá peito em alguns momentos e nessa hora é fundamental a ajuda do pai e dos avós devem entrar em cena para distrair a criança e oferecer a mamadeira ou outro alimento.



(foto: Reprodução)


Quando a criança um pouco maior, converse com ela e explique que o leite acabou, que ele já está grande e chegou a hora de usar a mamadeira. Com dois anos, a criança já tem a capacidade de compreensão e entenderá a situação, desde que a mãe seja firme e não ceda aos apelos pelo peito.


(Com informações do site Gineco.com)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS