Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
Elas

Quer saber como ter uma boa comunicação e melhorar o carisma? O DOL vai te mostrar!

sábado, 10/11/2018, 11:51 - Atualizado em 10/11/2018, 12:08 - Autor:


Boa parte das pessoas vê o carisma como uma espécie de dom: ou você nasce com ele, ou nunca irá desenvolvê-lo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, essa habilidade pode, sim, ser desenvolvida através de treinamentos, como afirma o especialista em Oratória e Comunicação, Guilherme Miziara. 


"As expressões corporais e a ideia de servir ao outro estão na raiz da palavra carisma. Existe uma grande falha em creditar o alcance do sucesso ao carisma, como se fosse algo natural, mas a verdade é que ele pode ser construído".


Claro que algumas pessoas têm mais facilidade para desenvolver o carisma, e isso pode ter influência de alguns fatores como a própria criação ou a profissão que segue. Ainda assim, acredite, não é impossível melhorar nesse aspecto. 


Para exemplificar, o especialista falou sobre o treinamento realizado com um atleta brasileiro que não apresentava uma aparência carismática: Rodrigo Monotauro. "Fiz o treinamento do Minotauro, lutador de MMA, que não tem uma das expressões mais carismáticas, mas com o treino conseguimos torná-la mais leve. Um treinamento não vai fazer da pessoa a “mais carismática do mundo”, mas vai conseguir minimizar quaisquer impactos negativos. É diferente de uma pessoa como o ex-tenista Gustavo Kuerten, que sorri muito e tem uma expressão facial leve."


BOA COMUNICAÇÃO


Ter uma boa comunicação é essencial para manter boas relações, sejam pessoais ou profissionais. Essa habilidade, assim como o carisma, também pode ser desenvolvida, se for trabalhada de forma correta. 


Segundo a terapeuta corporal e coach de televisão Maria Pia Sconamilio, 60% do impacto da comunicação estão na imagem de quem fala; 30%, no tom da voz, no ritmo e na maneira como fala; e apenas 10%, no conteúdo: "Se a pessoa aprova a sua imagem e a sua voz, ela vai entender o conteúdo que você quer passar.


Quando você quer comunicar com alguém, não adianta falar as coisas mais importantes do mundo e a pessoa não reter. Um bom comunicador é aquele que consegue mandar a mensagem e fazer o seu ouvinte refletir sobre o assunto."


PRÁTICA


Algumas dicas são fundamentais para você dar o primeiro passo rumo ao desenvolvimento dessas habilidades. Confira:


- Sorrir


O sorriso é um ponto-chave para ter carisma e ser um bom comunicador. O primeiro contato com alguém é um momento crucial e nele você deve mostrar ao outro que está bem-humorado. Poré, todo cuidado é pouco, já que em determinados momentos, como em uma notícia triste, não é nada agradável e elegante estar sorrindo. 


- Falar a língua do outro


Falar com alguém, sem que a pessoa entenda algo não é uma boa opção. Então, tente sempre usar palavras que sejam de conhecimento de quem está lhe ouvindo. Evite usar termos em outras línguas e procure sempre explicar o significado de siglas utilizadas durante a conversa. Mas a dica é: nunca use a expressão "para quem não sabe, isso significa...". Acredite, isso é um erro!


- Ter cuidado com as expressões corporais


Não adianta falar uma coisa, se a sua expressão corporal fala outra. Sempre tente alinhar o assunto que você está falando com as suas expressões corporais. Se o tema é sobre algo preocupante, faça cara de preocupado; se for algo feliz, expresse corporalmente a sua felicidade.


- Buscar o contato visual


O chamado 'olho no olho' nem sempre é algo fácil para algumas pessoas. Caso você tenha essa dificuldade, comece a trabalhar mais nesse ponto. Olhe para o máximo de pessoas quando estiver falando. Nada de cabeça baixa ou olhar para o teto, hein? Ao olhar para os outros, você envolve o público e passa mais empatia. Além disso, sua expressão facial fica mais leve. 


- Fazer exercícios de respiração


Ao falar em público, é normal ficar nervoso. Mas o nível de nervosismo deve ser controlado, já que o mesmo pode afetar sua capacidade de raciocionar. Para isso, minutos antes de falar em público, faça exercícios de respiração que deixarão você mais tranquilo. 


- Exercitar os músculos do rosto


Para falar bem e com clareza, faça alguns exercícios que ativem a musculatura facial, como abrir e fechar a boca de maneira leve, mexendo a mandíbula para os lados, e soprar o ar de modo que os lábios vibrem.


E aí, internauta, gostou das nossas dicas? Agora, é hora de colocar em prática!


(Com informações do Extra)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS