Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
Elas

Eficácia do anticoncepcional pode ser prejudicado com horário de verão?

terça-feira, 06/11/2018, 16:23 - Atualizado em 06/11/2018, 16:23 - Autor:


O horário de verão começou, no último domingo (4), para alguns Estados brasileiros, e muitas pessoas ficam em dúvida se a mudança no relógio pode provocar alterações na ação de medicamentos, a exemplo das pílulas anticoncepcionais.

A preocupação surge porque, para que o efeito do anticoncepcional seja garantido, as mulheres devem tomar a pílula diariamente no mesmo horário. No entanto, segundo especialistas entrevistados pela coluna “Viva Bem”, do portal UOL, não existe motivo para preocupação: quando há uma diferença de apenas uma ou duas horas em relação ao horário em que você costuma consumir o anticoncepcional, ele garante praticamente a mesma proteção.

O risco de engravidar só aumenta consideravelmente quando a mulher ultrapassa o prazo de doze horas para tomar o remédio. Então, se a mulher precisar viajar para um lugar com grande diferença de horário, deve se atentar para essa mudança e fazer as contas para ingerir a pílula no momento certo.

Sempre que se esquecer de tomar o medicamento, o recomendado é consumi-lo assim que se lembrar e retomar o horário habitual no próximo comprimido. Quando os esquecimentos forem constantes na mesma semana, outro método contraceptivo, a exemplo da camisinha, deve ser utilizado.

O tempo de adaptação ao horário de verão varia de pessoa para pessoa, mas pode levar até três a quatro semanas para que o ciclo biológico se alinhe com o cronológico.

(Com informações da coluna Viva Bem/UOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS