plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Você sabe identificar se suas unhas são saudáveis?

Você tem o hábito de manter suas unhas limpas? Sabia que através dela podemos identificar inúmeras doenças? Veja como identificar detalhes: Manchas brancas: geralmente causadas por trauma na chamada lâmina ungueal, nome dado a produção cutânea formada

Você tem o hábito de manter suas unhas limpas? Sabia que através dela podemos identificar inúmeras doenças?

Veja como identificar detalhes:

Manchas brancas: geralmente causadas por trauma na chamada lâmina ungueal, nome dado a produção cutânea formada de queratina compactada (a oniquina), que é composta de proteína, enxofre, cistina, arginina, água, cálcio e ferro. Esses machucados podem acontecer na manicure, por exemplo. Quando as unhas ficam totalmente brancas e descolam na extremidade, apresentando o esbranquiçado também por baixo, é possível que seja um quadro de fungos nas unhas.

Manchas marrom-enegrecidas: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esse tipo de mancha pode indicar tanto condições benignas (como uma micose com coinfecção bacteriana), quanto um problema mais grave: o melanoma.

Unhas brancas e avermelhadas: o branco perto da cutícula e o vermelho em direção à ponta da unha podem significar doenças nos rins. O problema também pode surgir após sessões de quimioterapia.

Marcas brancas junto às cutículas: a presença dessa característica nas dez unhas das mãos, com exceção da ponta, pode indicar diabetes, insuficiência cardíaca e cirrose hepática.

Tom amarelado e textura espessa: Isso é sinal de doenças no pulmão e no intestino.

Depressões e furos: nesses casos, as possibilidades incluem diferentes doenças de pele, como a psoríase. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define essa enfermidade como “comum, crônica e não contagiosa”.

Unhas fracas e quebradiças: ao lado da palidez, do cansaço e da queda de cabelo, essa característica das unhas pode indicar deficiência de ferro no organismo, a chamada anemia. O afinamento e o enfraquecimento das unhas também podem apontar alterações na tireoide (hipertireoidismo).

Unhas frágeis, que se descolam ou escamam: por haver pontos hemorrágicos, a região também fica dolorida e pode ser indício de algum distúrbio digestivo.

Pequenas manchas roxas: é um alerta para o perigo de doenças infecciosas graves, como a meningite e a septicemia. Elas acontecem quando uma infecção bacteriana em outra parte do corpo, como pulmões ou pele, consegue se espalhar pela circulação sanguínea.

Verificar esses detalhes é fundamental. Mas não esqueça de sempre consultar seu médico.

(Com informações de divulgação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias