plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Outubro Rosa: conheça os sinais que os seus seios podem dar sobre sua saúde

Apesar de ser um assunto muito falado, principalmente durante esse mês através da campanha Outubro Rosa, o câncer de mama ainda causa muitas dúvidas no público feminino. Para ajudar você a identificar possíveis sinais da doença, o DOL separou 7 sinais com

Apesar de ser um assunto muito falado, principalmente durante esse mês através da campanha Outubro Rosa, o câncer de mama ainda causa muitas dúvidas no público feminino. Para ajudar você a identificar possíveis sinais da doença, o DOL separou 7 sinais comuns que os seios podem dar sobre a sua saúde. Confira:

1. Nódulo na mama ou na região da axila

Caso você perceba um nódulo na mama ou na axila, isso pode representar um sinal de alerta para o câncer de mama. Mas, esse nódulo nem sempre pode ser uma doença maligna. Por isso, é importante marcar uma consulta com ginecologista para ser examinada, fazer exames específicos, como mamografia e ultrassom de mamas, para chegar à conclusão do tipo de nódulo.

2. Mamas de coloração avermelhada ou edemaciadas (inchadas)

Muitas vezes, o nódulo suspeito de câncer pode estar em uma localização que comprime os tecidos mamários, propiciando inchaço e dor. Caso esses sinais e sintomas continuem, é essencial buscar ajuda e orientação médica com um ginecologista ou mastologista.

3. Descarga mamilar

No desenvolvimento do câncer de mama, pode ocorrer saída de secreção serosa (água de rocha) ou sanguinolenta, quando o turmo se desenvolve nos ductos da mama. Isso também pode se dar devido a infecção local, como mastite.

4. Dores nas mamas (mastalgia)

Também pode ocorrer dor aguda sazonal, principalmente em casos em que o tumor se localiza atrás do mamilo ou em algum ducto mamário.

Leia mais

5. Mudança na aparência das mamas

Qualquer alteração na forma, tamanho, textura ou contornos deve ser avaliada por um ginecologista. Por isso, é essencial que você sempre avalie diariamente seus seios através do autoexame. Percebeu algo diferente? Marque uma consulta!

6. Mamilos sensíveis

Além de mudanças na aparência, a sensibilidade dos mamilos também deve ser observada. Os mamilos que antes eram protrusos, por exemplo, podem tornar-se invertidos, desviados ou tomar qualquer outra forma diferente.

7. Coceira nas mamas ou nos mamilos

Nesses casos, é muito comum que o câncer inflamatório de mama, quando é de causa desconhecida, seja essa coceira unilateral. E devido ao tumor, a pele desencadeia uma reação inflamada e dolorosa. Não é pra ir achando que é só uma alergia ao sutiã por conta dos produtos químicos na lavagem da peça, viu? Na dúvida, o recomendado é sempre procurar uma avaliação médica.

É importante ressaltar que mesmo que você não encontre nenhum desses sinais, é necessário passar por consultas regularmente e fazer exames de rotina com um ginecologista, mesmo ainda sendo muito jovem. Não esqueça que a prevenção é sempre a melhor opção.

(Com informações da Capricho)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias