plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Jatos de ar de banheiros para secar as mãos pode até matar. Entenda

Fazer Uma boa higiene das mãos é fundamental no controle da propagação de infecções. Há diversas recomendações sobre como lavar as mãos.Uma das indicações, e que façamos a higienização das mãos sempre que chegamos da rua, depois de usar o banheiro, antes

Fazer Uma boa higiene das mãos é fundamental no controle da propagação de infecções. Há diversas recomendações sobre como lavar as mãos.
Uma das indicações, e que façamos a higienização das mãos sempre que chegamos da rua, depois de usar o banheiro, antes de comer, cozinhar ou de nos aproximarmos de alguém doente. Mas percebemos que não temos tanta atenção questão da importância de secá-las corretamente.

Após lavar bem as mãos com água e sabão, ninguém quer sujá-las novamente com uma toalha úmida e malcheirosa, que sabe-se lá há quanto tempo está pendurada. Muitos banheiros públicos hoje oferecem toalhas de papel descartáveis ou secadores automáticos a jatos de ar quente, conhecidos como "mais higiênicos e sustentáveis".

De acordo com pesquisas realizadas nos países como; no Reino Unido, França e Itália, os secadores a jato de ar quente são basicamente são portadores de bactérias, descobriram ainda, que esses dispositivos estão dispersando quantidades alarmantes de bactérias no ar e nas superfícies dos locais onde estão instalados. E isso acontece devido as pessoas, não lavam as mãos adequadamente e, ao secá-las com os poderosos jatos de ar, espalham bactérias residuais por toda a extensão do ambiente.

Os cientistas fizeram uma pesquisa para entender particularmente como diferentes métodos de secagem podem afetar a propagação bacteriana em banheiros de hospitais.A pesquisa foi realizada em hospitais de Leeds, Paris e Udine, durante um período de 12 semanas. Em cada hospital, foram selecionados dois banheiros para o uso de pacientes, funcionários do hospital e visitantes. Em cada um deles, foram instalados um secador e toalhas de papel.

Foram coletadas amostras do ar e das superfícies todos os dias durante quatro semanas. Após um intervalo de duas semanas, houve uma alteração e os banheiros passaram a oferecer apenas uma das duas maneiras de secar as mãos. As amostras recolhidas revelaram concentrações de bactérias no ar e nas superfícies muito mais altas nos banheiros onde havia apenas secadores a jato de ar.

A diferença mais acentuada foi identificada entre a superfície do secador e do dispense de papel toalha. Em Udine, o secador tinha 100 vezes mais bactérias, em Paris 33 vezes mais e em Leeds, 22. Concluíram que as Bactérias mais resistentes à penicilina e a outros antibióticos, difíceis de tratar foram encontradas com grande abundancia nos ambientes onde ficam instalados os secadores a jato.

Mesmo com o resultado da pesquisas no Reino Unido, os secadores foram proibidos nas alas de unidades hospitalares, mas sob o argumento de que fazem muito barulho. Nas recepções, no entanto, são liberados. Nos Estados Unidos, não há qualquer restrição.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias