plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ELAS

Cerca de 70% dos brasileiros sofrem com dores de cabeça frequentes

Mal comum do dia a dia, as dores de cabeça já viraram rotina para a população brasileira. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), cerca de 70% da população do país sofre com o problema, que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. São

Mal comum do dia a dia, as dores de cabeça já viraram rotina para a população brasileira. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), cerca de 70% da população do país sofre com o problema, que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas.

São mais de 2 mil tipos diferentes de dores de cabeça, entre enxaquecas e cefaleias, cada uma com seus sintomas, causas e tratamentos. A neurologista Ana Paula Gomes explica as diferenças entre enxaqueca e cefaleia.

“A enxaqueca costuma ser unilateral, com dores de forte intensidade, náusea e tontura. A iluminação e o barulho podem intensificar os sintomas. Pode ser causada, principalmente, pela alimentação”, esclarece. “A cefaleia é a sensação de pressão, normalmente na região temporal. Não tem náuseas, mas pode incluir tontura e os barulhos incomodam, mas são suportáveis. É comumente causada pelo estresse do dia a dia”, continua.

MULHERES

Por questões hormonais, Gomes também explica que a enxaqueca é bem mais comum nas mulheres do que nos homens. “A principal forma de prevenção para todas as dores de cabeça é a adoção de uma alimentação saudável, atividade físicas ou lúdicas e momentos de relaxamento”, explica.

Ela destaca que ter um sono de qualidade é fundamental para a prevenção e tratamento. “Nos casos simples, como as cefaleias tensionais, um analgésico já pode resolver. Para as enxaquecas, antidepressivos e anticonvulsivos são mais recomendados”, orienta médica, ressaltando que toda medicação deve ser tomada com acompanhamento profissional.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias